quarta-feira, 27 de abril de 2011

Turismo sexual será debatido em seminário na Câmara dos Deputados

As comissões de Turismo e Desporto (CTD) e de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados realizarão no próximo mês um seminário para discutir medidas de combate ao turismo sexual no Brasil. O deputado federal Fábio Faria (PMN), membro titular da CTD, apresentou requerimento para que, além de secretários estaduais de Turismo do Rio Grande do Norte, de Pernambuco, do Pará e do Ceará, representantes das pastas de Segurança Pública ou de Defesa Social desses Estados também sejam convidados para o evento.

Os deputados decidiram promover o seminário depois da divulgação de reportagens sobre a indústria do turismo sexual em capitais nordestinas, no programa Fantástico, da Rede Globo. Para o federal potiguar, o tema é preocupante e sua discussão não deve se restringir apenas à esfera turístico-econômica das localidades atingidas. “A situação sobre a indústria do turismo sexual extrapola os limites da atividade econômica e exige forte atuação e parceria das autoridades policiais e de inteligência dos Estados”, justifica Fábio Faria.

O seminário contará com a presença dos ministros do Turismo, Pedro Novais, e da Justiça, José Eduardo Cardozo; das secretárias de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, e de Direitos Humanos, Maria do Rosário; e do presidente da Embratur, Mário Moysés.

NÚMEROS

Um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em conjunto com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, o Grupo de Investigação sobre Violência e Exploração Sexual e a Universidade de Brasília, aponta a ocorrência de exploração de crianças e adolescentes em pelo menos 930 municípios do Brasil, dos quais 436 são destinos turísticos do Nordeste. O levantamento mostrou ainda que quase 1/5 das cidades do Brasil possuem redes organizadas de exploração sexual de menores e, desse número, um 1/3 está localizado também no Nordeste. Assessoria

Seguidores