segunda-feira, 25 de abril de 2011

Governadora entrega Prêmio Mulher Cientista nesta terça-feira

Nesta terça-feira (26), a governadora Rosalba Ciarlini fará a entrega do Prêmio Mulher Cientista, concedido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). O evento será realizado às 10h, no Auditório da Governadoria, Centro Administrativo. Receberão o Prêmio: Técia Maria de Oliveira Maranhão, na categoria Pesquisadora Sênior; e Tirzah Braz Petta Lazus, como Jovem Pesquisadora.

A comissão julgadora recomendou, ainda, o Título de Menção Honrosa para a professora-doutora Selma Maria Bezerra Jerônimo. A pesquisadora possui trabalho de pesquisa na cidade de Natal sobre: leishmaniose visceral, desenvolvido através da implantação de ensaio sorológico para determinar a infecção dos pacientes suspeitos; estudos referentes à hanseníase, desenvolvido no Hospital Giselda Trigueiro, caracterizado como problema de saúde pública, e de pré-eclâmpsia, realizados na Escola Januário Cicco, caracterizados por fatores genéticos e ambientais; além de projetos de colaboração nacional e internacional (Brasil, Estados Unidos, Austrália, Inglaterra).

O Prêmio Mulher Cientista é concedido anualmente pela Fapern, reconhecendo e valorizando a contribuição feminina à ciência. A premiação tem entre os seus objetivos dar repercussão à atuação na mulher no campo da ciência pura ou aplicada. As premiadas, cujas pesquisas são de reconhecido e documentado mérito em suas áreas, desenvolvem suas investigações no Rio Grande do Norte, gerando contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do Estado. Assessoria

Seguidores