quarta-feira, 27 de abril de 2011

Governadora lança oficialmente campanha de vacinação contra a febre aftosa

Foi lançada oficialmente na manhã desta quarta-feira (27) a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A solenidade, realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim-RN, teve a presença da governadora Rosalba Ciarlini, que, simbolicamente, vacinou um animal do rebanho potiguar.

A vacinação acontecerá entre os dias 1° e 30 de maio, com a expectativa de imunizar cerca de 90% do rebanho do estado. De acordo com o presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores – Anorc, Marcos Teixeira, o objetivo da campanha é erradicar a doença mo RN. “Só quem pode dizer o mal que a aftosa traz é quem já teve o rebanho atingido por essa febre,” disse. Ele convocou todos os criadores a participarem da campanha para obter a mudança de status de médio risco do rebanho para área livre da febre aftosa, doença que não é registrada há 20 anos no Rio Grande do Norte. 

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, Betinho Rosado, “o Governo do Estado sabe a responsabilidade que tem e por isso inicia essa campanha”. Opinião que foi compartilhada pela governadora Rosalba Ciarlini em seu discurso. “Esse momento demonstra o interesse do Governo, em suas ações, de proporcionar desenvolvimento a atividades do campo, em especial aos nossos rebanhos”, observou Rosalba.

A governadora também falou que a barreira da aftosa cria dificuldade não só em relação ao rebanho, mas em outras atividades no estado, como o turismo, e quer, no final deste ano, poder dizer que o Rio Grande do Norte está livre da febre aftosa. “Ficar livre da aftosa é fazer com que o nosso rebanho possa ser comercializado e também proteger nossa população”, afirmou a governadora.

Participaram, ainda, do evento o diretor-presidente do Idiarn, Rui Sales Junior; diretor-presidente da Emparn, José Geraldo Medeiros; o presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos – Ancoc, Romildo Pessoa Junior; o sub-secretário de Pesca e Aquicultura da Sape, Abraão Lincol; e o vice-presidente da Anorc, José Bezerra Junior. Assessoria

Seguidores