quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Anatel aprova destinação de faixas de radiofrequência para monitoramento ambiental por satélites

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (27) a destinação da faixa de radiofrequências de 26,55 GHz a 26,85 GHz para monitoramento ambiental por satélites. O primeiro satélite do Sistema National Polar-Orbiting Operational Environmental Satellite System no Brasil tem lançamento previsto para 2014 e sua estação ficará na cidade de Euzêbio, no estado do Ceará.
O sistema poderá prever o tempo com cinco a sete dias de antecedência. Hoje a previsão alcança de três a cinco dias. “Uma nova geração de informação irá melhorar muito e funcionará com suporte ambiental”, comentou o conselheiro da Anatel, João Resende.
A iniciativa servirá para gerar mais informações ao Brasil a respeito de dados climáticos e meteorológicos. “Estamos impressionados com as catástrofes que estão ocorrendo no Brasil. Isso nos levou a disponibilizar esses recursos para o bem dos brasileiros”, disse o presidente da Anatel, Ronaldo Mota.
O sistema será operado pela Raytheon Espectro Serviços de Telecomunicações Ltda, em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe). O mesmo sistema é utilizado por diversos receptores distribuídos em todo o mundo, totalizando 16 receptores, em 15 localidades. Dentre elas estão Estados Unidos, Chile, Brasil, Austrália, Ilha de Guam, Coreia do Sul, Índia, África do Sul, Noruega, Antártida, Nova Zelândia e Espanha. Da Agência Brasil

PUBLICIDADE - DR. SÉRGIO EDUARDO
Clínica "Odontomed" Rua Cantídia Galvão, 95 próximo a rodoviária - Acari/RN. e também a partir desta quinta-feira Dr. Sérgio estará fazendo preventivos na APAMI aqui em Carnaúba, maiores informações na secretária da APAMI. Fone: 3479 2286

Seguidores