Incremento de 60 milhões é possível para educação do RN
Em reunião ocorrida na tarde de hoje (13/01) no Ministério Público Estadual, uma notícia dada pelo Procurador-Geral do Estado, Miguel Josino, surpreendeu os presentes: o Rio Grande do Norte deixou de receber do Governo Federal no ano passado cerca de R$ 60 milhões em recursos. O dinheiro deveria servir para melhorar as estruturas das escolas do estado.
De acordo com Miguel Josino, a situação veio à tona na manhã de hoje em reunião com a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho. O motivo principal é a falta de regularização fundiária das escolas que foram construídas - sem a documentação que torna oficial a existência das instituições, não há o repasse do dinheiro.
“Acredito que muitas dessas escolas foram construídas com recurso próprio e a documentação foi ficando para trás; temos que resolver isso”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.
Rosalba recebe visita de José Agripino, ACM Neto e Rodrigo Maia na Governadoria
A governadora Rosalba Ciarlini e o chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, receberam no início desta noite a visita do senador José Agripino que chegou de Brasília acompanhado pelo presidente nacional do Democratas - DEM, Rodrigo Maia, e pelo deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto.
A conversa seguiu um tom informal e bastante descontraído, mas sem deixar de lado os últimos acontecimentos políticos. ACM Neto comentou o fato de Rosalba ter escolhido um baiano – secretário de Desenvolvimento Econômico Benito Gama – para compor seu secretariado. “Ele é uma pessoa que tem toda condição de fazer um trabalho de atração de empresas. Ele fez isso na Bahia com a Ford”, disse o deputado, se referindo à implantação da fábrica da montadora de automóveis no estado. O senador José Agripino concordou e disse que “Benito vai à luta, ele vai fazer a diferença, pois é articulado”.
Entre outros assuntos, eles também comentaram sobre a campanha que será feita para transformar o senador José Agripino presidente nacional do DEM na eleição que acontecerá em 15 de março.
Secretário de Saúde se reúne com Ministério Público para discutir prioridades da gestão O secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, e a secretária adjunta Ana Tânia Sampaio receberam na tarde desta quinta-feira a visita das Promotoras de Justiça da Saúde Iara Pinheiro, Elaine Cardoso e Danielle de Carvalho. A reunião aconteceu na sede da Sesap e teve como objetivo apresentar um documento que contempla questões que o Ministério Público do Rio Grande do Norte considera essenciais e prioritárias na agenda do novo Governo.
O teor desse documento era a lista com as demandas judiciais que estão em andamento na Justiça. Uma das ações diz respeito à parceria de co-gestão hospitalar com alguns municípios, onde eles são obrigados a assumir o pronto atendimento, enquanto toda a parte hospitalar seria de responsabilidade do Governo do Estado. Porém, apenas um município, Macaíba, vem cumprindo essa obrigação e o MP deu um prazo de 30 dias para que essa parceria seja regularizada.
As promotoras também solicitaram transparência na gestão financeira-orçamentária da pasta e urgência na resolução de problemas ligados ao setor de ortopedia dos hospitais, em especial a reabertura da ortopedia do Hospital Santa Catarina, o que já foi solicitado pelo MP desde 2006.
As promotoras se colocaram a disposição da Sesap para orientar e contribuir com a resolução dessas questões judiciais. Para isso, já agendaram outras duas reuniões: uma delas no dia 20 de janeiro para tratar sobre um convênio com o Samu e outra no dia 27 sobre uma ação relacionada ao Programa de Apoio ao Diabético, que já foi implantado, mas ainda não foi executado.
Apresentação da FIART é prestigiada pela governadora
A governadora Rosalba Cirlini participou na manhã desta quinta-feira (13) da apresentação da 16a edição da Feira Internacional de Artesanato – FIART. A programação do evento foi apresentada à imprensa, autoridades e entidades ligadas ao setor de turismo. A FIART terá como tema “Artesanato, atividade de fé, identidade de um povo” e este ano homenageia a região do Seridó. O evento acontecerá de 21 a 30 de janeiro, no Centro de Convenções de Natal, e contará com a participação de 1.600 expositores entre artesãos potiguares e de vários estados do Brasil, além de artistas de 19 países.
A governadora foi acompanhada do secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali; da secretária Extraordinária da Cultura, Isaura Rosado; do secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro; e do secretário de Comunicação Social, Alexandre Mulatinho.
A FIART foi apresentada pelo idealizador da feira, empresário Neivaldo Guedes. Segundo ele, a expectativa é que este ano a FIART seja visita por 75 mil pessoas e que a movimentação financeira gire em torno dos 7,5 milhões de reais. ”Escolhemos essa data por se tratar de um período em que a cidade recebe um grande fluxo de visitantes. A estrela maior do evento é o artesão e a proposta da feira, além de mostrar o potencial de nossa gente e ajudar na comercialização do produto da terra, é proporcionar o intercâmbio entre os artistas potiguares, brasileiros e de vários países”, explicou Neivaldo Guedes.
Zeca Melo, superintendente do Sebrae que também é parceiro da FIART, parabenizou o sucesso da feira e agradeceu a colaboração do Governo do Estado. “Sei que a senhora governadora é uma grande entusiasta de eventos dessa natureza”, disse Zeca Melo.
A governadora reforçou o apoio ao evento e disse que, apesar dos problemas que a administração vem enfrentando, todos os esforços serão feitos para prestigiar o artesão potiguar. “Precisamos mostrar ao mundo todo o artesanato dos nossos artistas. Quero inclusive levar uma peça para presentear a presidente Dilma Russef”, comentou Rosalba. A governadora parabenizou Neivaldo Guedes pela iniciativa e realização da FIART pela grande importância que tem para a economia, para o turismo e para a cultura do Estado e disse aos artesãos que está aberta ao diálogo. Rosalba finalizou anunciando a realização de um grande evento cultural no segundo semestre deste ano. “Vamos realizar um grande festival de folclore. O projeto já está praticamente pronto e a pretensão é que seja um festival internacional. Vamos apresentar o projeto ao Mistério da Cultura e conseguir apoio para levar essa ideia à frente. Queremos transformar Natal na cidade referencia do folclore”, finalizou ela. Assessoria.