sexta-feira, 24 de setembro de 2010

“FALANDO EM TURISMO” com o carnaubense Paulo Sérgio Dantas de Medeiros.

Paulo Sérgio1
O TURISMO E O PÓLO SERIDÓ
O turismo é uma atividade multissetorial e competitiva; a competição é acirrada, muitos são os países e destinos que investem na busca por turistas. O Brasil tem avançado neste sentido, pois, segundo estudo divulgado em 2006, pela OMT, em uma pesquisa com 124 países, ele aparece em 36º como destino mais visitado do mundo, segundo fontes do Ministério do Turismo (Mtur, 2006). Em pouco mais de cinco décadas de história, os destinos multiplicaram-se e essa atividade tornou-se uma das mais ricas, dinâmicas e promissoras áreas da economia global. Não por acaso, ela é hoje prioridade em várias nações desenvolvidas ou não, que enxergam no turismo uma força geradora de empregos e divisas que passa a estimular a atividade nos países em desenvolvimento, objetivando promover novos setores produtivos em suas economias.
É pertinente dizer que o turismo no Brasil deu um salto de qualidade com a criação do MTur, principalmente no que tange ao Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, programa este estruturado no Plano Nacional de Turismo (PNT), que tem o objetivo de ampliar o foco do desenvolvimento da atividade no país, transformando as ações, antes centradas nos municípios, em uma política pública mobilizadora e descentralizada, capaz de promover mudanças por meio de um planejamento sistematizado e participativo, a fim de coordenar o processo de desenvolvimento turístico de forma regionalizada. Após várias oficinas de planejamento e de definição de estratégias para implementação do programa, por todo o país, foram identificados, no período de 2004/2005, 219 regiões turísticas pelo Brasil afora e, ainda, as possibilidades e necessidades de cada um dos 3.203 municípios com potencialidade turística.
Diante dessa realidade, a roteirização no Rio Grande do Norte identificou 05 regiões ou pólos turísticos, onde está inserido o Polo Seridó. Criado oficialmente por decreto estadual em 2005 é composto pelos municípios de Acari, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Jardim do Seridó, Lagoa Nova e Parelhas, e poderá ser ampliado, com a inclusão dos municípios de Equador, Florânia, Jucurutú, Ouro Branco, Santana do Seridó, São João do Sabugi, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas, que já pleitearam suas inserções no pólo, institucionalizados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte.mapa_regiao mapa_roteiro
FONTE: Paulo Medeiros
A NUTRICRACKER APRESENTA OS NOVOS LANÇAMENTO PARA O MERCADO DA REGIÃO, TRATA-SE   DA TRADICIONAL BOLACHA ROYAL SABOR DO SERTÃO.
CARNAÚBA DOS DANTAS-RN.

Seguidores