sexta-feira, 30 de abril de 2010

Rosalba relembra sua luta no Senado em favor do trabalhador

Rosalba.jpg4

    O 1º de Maio é uma data muito importante para todos os trabalhadores brasileiros: Dia do Trabalho. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) mostra que tem se dedicado no plenário e nas comissões, inclusive na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), da qual é presidente, às ações, projetos e lutas que contribuem para melhorar a vida dos trabalhadores.

         Uma dessas lutas é a da licença-maternidade de seis meses para todas as trabalhadoras. Projeto de autoria da senadora Rosalba que já foi aprovado nas comissões e agora está esperando que a Mesa do Senado coloque o assunto na pauta de votações da Casa. É um projeto muito importante, porque dá às trabalhadoras mais tempo para ficar com o filho justamente numa fase em que a presença da mãe é vital para a saúde, para o desenvolvimento, para o futuro das crianças.

         O Brasil já tem uma lei que dá às empresas e ao poder público a opção de conceder ou não a licença-maternidade de seis meses. “O que nós queremos, com esse meu projeto, é transformar a licença de seis meses em uma coisa obrigatória, acabando com a exclusão que hoje atinge muitas mulheres, pelas razões sociais e de saúde que eu já destaquei. É uma lei justa, necessária, que precisa ser aprovada o mais rápido possível, de forma que todas as mulheres trabalhadoras possam gozar do direito de dar aos filhos todo o carinho, toda a atenção, todo o cuidado que as crianças merecem”, disse a senadora.

         “Contribuir para e melhoria de vida dos trabalhadores é um trabalho que faço com muito prazer, porque, desde que entrei para a vida pública, como prefeita de Mossoró, fiz da geração de oportunidades de trabalho e renda, da valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras, um compromisso sagrado como política. Lembro aqui, por exemplo, a criação quando prefeita do Fundo de Geração de Emprego e Renda – o Funger – que resultou na qualificação profissional para milhares de jovens, na abertura de centenas de pequenos negócios, entre outras ações que abriram o mercado de trabalho para muitas pessoas, muitas famílias de mossoroenses”, disse Rosalba Ciarlini.

         Agora, com o mandato como senadora, Rosalba disse que na Comissão de Assuntos Sociais, da qual é presidente, são votados e aprovados muitos projetos que, de alguma forma, garantem direitos a diversas categorias de trabalhadores, criam oportunidades de trabalho ou abrem caminho para a realização profissional das pessoas. Seja regulamentando profissões, o que garante direitos trabalhistas e sociais. Seja fixando pisos de remuneração, para evitar a exploração do trabalho. Seja beneficiando trabalhadores inativos – os aposentados, os pensionistas – através de mobilizações para corrigir injustiças tributárias ou garantir correções no valor das aposentadorias e das pensões. “Quem acompanha nossas conversas diárias pelo rádio, quem segue o nosso trabalho na imprensa, no nosso site na internet ou no twitter, sabe como o nosso mandato está voltado prioritariamente para questões de interesse social imediato, como é o caso das questões referentes aos trabalhadores e trabalhadoras de muitas categorias profissionais”, disse a senadora. Fonte: Assessoria

Seguidores