terça-feira, 20 de abril de 2010

TSE passa a divulgar notícias no Twitter a partir desta quinta-feira (22)

Bandeira a meio mastro no edifício sede do TSE em luto pelos falecimentos do ministro Menezes de Direito e do ex-ministro José Guilherme Villela. Foto:Nelson Jr./ASICS/TSE

A posse do ministro Ricardo Lewandowski na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marca o início da utilização de mais uma ferramenta de comunicação da Corte com seu público. A partir de 22 de abril,  as notícias do TSE passarão a ser divulgadas também pelo Twitter, rede social criada em 2006 e reconhecida por sua grande agilidade e abrangência.
Ao seguir o TSE no Twitter (twitter.com/TSEjusbr), os usuários terão acesso, em primeira mão, às decisões mais relevantes da Corte e ficarão informados sobre a preparação das Eleições 2010. Além disso, serão divulgados, em tempo real, flashes das ações que chegam à Corte e das decisões e dos julgamentos mais importantes, entre outros temas.
Além de levar informações à sociedade em tempo real, a ferramenta, que estava em fase de testes no Tribunal desde o final de 2009, vai tornar mais fácil o trabalho de quem produz notícias sobre a Justiça Eleitoral. Nesse sentido, o Twitter se junta ao "Centro de Divulgação da Justiça Eleitoral", o sítio na internet em que são divulgadas notícias sobre o dia-a-dia do Tribunal.
Também está disponível, no Centro, um banco de imagens com fotografias dos ministros da Corte e dos principais acontecimentos; reportagens e programas de televisão e vídeos institucionais no link TV; reportagens de rádio e áudio de entrevistas e de declarações de ministros no link Rádio; e uma área com notícias enviadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado. O objetivo é tornar cada vez mais acessível à sociedade os principais acontecimentos da Justiça Eleitoral.
Sobre a nova ferramenta
O Twitter completou quatro anos de existência no último mês de março e contabiliza cerca 100 milhões de usuários no mundo, e aproximadamente 5 milhões no Brasil, segundo sítios especializados em tecnologia. Personalidades da política, instituições públicas e privadas, artistas e jornalistas estão entre os usuários mais ativos e que têm aproveitado a agilidade e facilidade de uso desta nova ferramenta para se comunicar com seus seguidores.
O microblog permite que os usuários cadastrados exponham, em no máximo 140 toques – os chamados “tweets”, que podem ser pensamentos, notícias, feitos, projetos, ideias, links para fotos, vídeos ou textos.
O usuário que se cadastra na rede escolhe livremente a quem pretende seguir no Twitter. Ao clicar para seguir alguém, o usuário passa a receber, em sua página inicial e em tempo real, as mensagens postadas por aquele usuário.
Como a interface do Twitter é simples e as mensagens têm tamanho máximo de até 140 caracteres, a rede tem demonstrado grande potencial para uso nos atuais aparelhos de celular, conhecidos como smartphones, considerados por muitos profissionais da área de tecnologia como o futuro da comunicação. A mobilidade permite o aprimoramento da comunicação do Judiciário com a sociedade, de forma ágil e democrática.
Acompanhe as notícias do Tribunal Superior Eleitoral no Twitter: http://twitter.com/TSEjusbr
CM/MB

Seguidores