terça-feira, 6 de abril de 2010

Coluna sobre turismo‏ com Damiao Carlos

O trabalho da Fundação Seridó no município de Carnaúba dos Dantas
Uma das áreas mais pantanosas e complicadas é a Arqueologia, sobretudo no que concerne a pinturas rupestres e as escavações, o grau de dificuldade e a falta de incentivo por parte do governo Federal. Desde a década de oitenta que a Fundação Seridó vem fazendo pesquisas e levantamentos na área que corresponde os municípios de Parelhas e Carnaúba dos Dantas, como as escavações do sítio Mirador, considerado um dos maiores painéis com pinturas rupestres e também cemitério, onde fora encontrado registro de aproximadamente 9.410 anos antes do presente. O sítio mirador localiza-se próxima ao açude Boqueirão, zona Rural do município de Parelhas.
As pesquisas em C. dos Dantas deu-se por volta da década de 90 onde fora encontrado em apenas um terço escavado 27 restos humanos, com a primeira datação de 9.400 sendo este sítio, a Pedra do Alexandre o cemitério mais antigo do Rio Grande do Norte. Localiza-se aproximadamente a 10 km da sede do município, também além de cemitério é um sítio com pinturas rupestres da tradição Nordeste, sub-tradição Seridó e também encontra traços da tradição Agreste.
Além do relevante trabalho, projetos de linhas de salvamentos que estão registrados com mais de 2 milhões de reais que beneficiará a Região do Seridó em parceria com o Banco Mundial.
Sem sombra de dúvidas, tem sido uma luta do Prefeito Alexandre em se fazer presente nas reuniões do pólo Seridó de Turismo, através da Secretaria de Cultura e Turismo, onde a conclusão do PEDITS (Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável) já aprovado beneficiará sobretudo, os municípios que direta ou indiretamente participarão do processo de interiorização do turismo na Região do Seridó, e, Carnaúba dos Dantas será beneficiada devido ao grande potencial turístico.
sítio arqueológico Furna do Messias, um dos mais belos painéis que temos da tradição Nordeste, sub-tradição Seridó.

Na próxima coluna falaremos mais sobre o PEDITS e as ações que estão sendo desenvolvidas no pólo de Turismo do Seridó.

Seguidores