Os Centros Estadual e Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/RN), da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó realizaram a Capacitação do Protocolo de Exposição à Material Biológico. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (11) no auditório da IV Ursap e reuniu vários profissionais das cidades do Seridó. O curso foi baseado na Norma Regulamentadora 32, que trata da segurança do trabalhador, exposto a riscos biológicos.
“A importância é sensibilizar os municípios quanto a prevenção de acidentes em ambientes da área de saúde, principalmente hospitalares. Os materiais que os profissionais de saúde utilizam, em algum momento, podem está contaminados e, por isso, alertamos e procuramos conscientizar os profissionais para os devidos cuidados”, disse Antônio Filho, coordenador do Cerest em Caicó.
O objetivo da capacitação é aprimorar o conhecimento para o diagnóstico de agravos relacionados à exposição a materiais biológicos e sua notificação ao Sistema de Informação (Sinam). O curso foi voltado para profissionais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos em segurança do trabalho.