quinta-feira, 20 de junho de 2013

Governo e Prefeitura se reúnem para tentar reduzir tarifa do transporte coletivo

image Sensibilizada com as mobilizações pela redução da tarifa de transporte coletivo por todo o país, a governadora do RN, Rosalba Ciarlini, se reuniu com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, para buscar alternativas no sentido de conseguir diminuir o preço das passagens na capital. A reunião foi hoje de manhã, na Governadoria. De acordo com o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Demétrio Torres, que participou da reunião, o Governo estuda soluções para a redução e tem pressa para anunciar as medidas à população. Porém, segundo ele, ainda não há data para isso acontecer: “O Governo do Estado está mostrando aqui que tem vontade política e está movido com o que vem acontecendo em todo o País”, afirmou Demétrio durante uma entrevista coletiva.

Antes de convocar a imprensa, Governo e Prefeitura discutiram as alternativas e as implicações da redução. Equipes técnicas do Município e do Estado vão realizar novas reuniões em breve apresentar aos usuários um preço viável de tarifa. “Os recursos não são apenas do Governo ou da Prefeitura; temos um trabalho conjunto para saber onde poderemos exonerar impostos e de que maneira vamos fazer isso”, respondeu o diretor do DER.

Torres ainda garantiu que o desejo da governadora é que a passagem volte a custar o antigo preço de R$2,20, mas ainda não se sabe de qual setor viriam os recursos necessários para subsidiar a tarifa: “Queremos que isso aconteça o mais rápido possível e essa redução também deve acontecer nas passagens intermunicipais”.

Perguntado sobre as alternativas, Demétrio disse que nada é descartado, nem mesmo a possibilidade do Governo do Estado arcar com a despesa: “Nada acontece de imediato, para a exoneração do ICMS ou do ISS, por exemplo, é preciso um projeto de lei aprovado pelo legislativo e para que o Governo ou Prefeitura garanta subsídios para a diminuição da tarifa, é preciso estudo e análise para sabermos de onde vamos tirar esse dinheiro”, concluiu.

Seguidores