terça-feira, 18 de junho de 2013

Presidente da Câmara assina acordo de cooperação com a Rússia

Presidente da Câmara assina acordo de cooperação com a RússiaIniciativa deve estimular intercâmbio entre Legislativos, com maior troca de informações e  encontros periódicos entre parlamentares

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e da Duma Estatal da Assembleia Federal da Rússia, Sergey Naryshkin, assinaram no fim da tarde desta segunda-feira (17), em Moscou, protocolo de cooperação entre as duas instituições. Ao longo do dia, a delegação de parlamentares brasileiros participou de várias reuniões de trabalho com deputados da Duma sobre as relações bilaterais. Foram tratados temas como cooperação agrícola, defesa e segurança.

O protocolo assinado prevê a troca de informações sobre legislações, sistema eleitoral e melhores práticas e possibilita a realização de encontros periódicos entre parlamentares dos dois Legislativos. Segundo Henrique Eduardo Alves, a iniciativa deve estimular o intercâmbio entre as duas casas, inclusive no aprimoramento da técnica legislativa. "Os legislativos dos dois países buscam elevar suas relações ao mesmo nível já alcançado pelos respectivos Executivos", observou. "Desde a formalização do Brics (bloco integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os Executivos do Brasil e da Rússia vêm ampliando suas relações bilaterais na economia, política e cultura."

Florestas e mineração

Os parlamentares russos demonstraram interesse sobre temas aprovados recentemente, como o novo Código Florestal, e outros que devem entrar em discussão em breve, caso do novo marco regulatório para a mineração.

A troca de experiências na organização e segurança de grandes eventos também foi objeto de discussão, uma vez que o Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, na cidade do Rio de Janeiro; e a Rússia sediará da Copa do Mundo de 2018 e as Olimpíadas de Inverno de 2014, na cidade de Sóchi.

Há 13 anos, uma delegação da Câmara dos Deputados não visitava a Duma Estatal. Os dirigentes russos destacaram a importância da presença do presidente Henrique Eduardo Alves na missão, ressaltando o fato de o Brasil ser um parceiro estratégico dentro do Brics.

O presidente da Câmara observou que os dois países têm “dimensões continentais, com culturas variadas e, portanto, características muito parecidas”. "Esperamos aproveitar esta visita para uma troca de experiência diante da realidade dos nossos países e da realidade internacional, onde o Brasil já está situado como protagonista muito respeitado."

Ao fim do encontro, Henrique Eduardo Alves convidou o presidente da Duma Estatal para participar da semana de comemorações dos 25 anos da Constituição Federal de 1988, em outubro. 

Assessoria de Imprensa

Seguidores