Demonstrando familiaridade com as dificuldades enfrentadas pelo setor de saúde do RN, o ministro Alexandre Padilha quis saber como estava a situação das macas nos corredores do hospital Walfredo Gurgel. Informado pela governadora e pelo secretário Luiz Roberto de que o número caiu de 158 para 70, Padilha quis saber o que poderia ser feito para zerá-lo.
O secretário garantiu que, recebendo ajuda do Ministério para colocar em funcionamento a UPA da Cidade da Esperança, a de Parnamirim e a de Macaíba, em 60 dias, espera conseguir essa meta. E – prosseguiu – abrindo também a UPA de Mossoró, evitaria que o Hospital daquela cidade também passasse a enfrentar problema de superlotação.
Alexandre Padilha assegurou que os pleitos serão todos devidamente analisados, prometendo se empenhar na liberação dos recursos o mais brevemente possível. E também se comprometeu em procurar viabilizar os pleitos com relação à ampliação do número de cirurgias cardíacas em crianças; implantação do SAMU em Caicó e em Currais Novos; e de aumento do número de leitos de UTI, dentro do organograma apresentado pelo secretário de saúde e pela governadora: mais 6 em 20 dias; 26 em 60 dias, chegando a 58 até o final do ano.
O ministro Alexandre Padilha também foi sensível à informação repassada pelo secretário Luiz Roberto quanto a situação de defasagem do repasse per capita para a saúde do Rio Grande do Norte.
- Estamos R$ 59,00 abaixo da média nacional, enfatizou o secretário.
CÂNCER – Os dirigentes da Liga contra o Câncer convidaram o ministro para a programação de aniversário da instituição, no dia 17 de julho, quando será inaugurado o seu novo acelerador linear (top de linha). Além disso, com o aval da governadora, do presidente da Câmara e do ministro da Previdência Social, o médico Ricardo Curioso expôs projeto de construção de um novo hospital especializado, num terreno de 40 mil metros quadrados na Zona Norte de Natal.
O Ministro garantiu pleno apoio à iniciativa, sugerindo que seja definido um sistema de financiamento da construção aproveitando a legislação de benefícios fiscais estabelecido pelo governo federal. As empresas interessadas poderão utilizar uma parte dos impostos a pagar para custear o empreendimento.
EXPECTATIVA – O deputado Henrique Eduardo louvou o esforço que vem sendo feito pela governadora Rosalba Ciarlini com o objetivo de acabar com as filas de macas nos corredores do Hospital Walfredo Gurgel.
- Tenho certeza de que, conhecendo como conhece a realidade do RN, o ministro logo atenderá o pleito. Pois ele também é testemunha do esforço que a governadora realiza.
Assinalou que também não poderia deixar de endossar os demais pleitos formulados por Rosalba, bem como o projeto da Liga contra o Câncer de construir seu novo Hospital na Zona Norte.
- A Liga é uma referência como instituição respeitável e de inquestionável conceito perante a opinião pública do nosso Estado. Já conversei com os drs. Ricardo Curioso, Aluizio Bezerra e Artur Vilarim e tudo o que estiver ao meu alcance será feito para transformar em realidade o projeto do novo hospital do câncer, desta vez na Zona Norte.
Aeroporto Internacional de São Gonçalo vai se chamar “Governador Aluizio Alves”
Brasília (DF) - A comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12), o nome de “Governador Aluizio Alves” para o aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante. O empreendimento, em construção, na região metropolitana de Natal, tem inauguração prevista para a Copa de 2014. O nome do novo aeroporto é uma homenagem ao jornalista, ex-governador do Rio Grande do Norte, deputado federal e ministro Aluizio Alves.
A proposta foi relatada na comissão de Cultura pelo deputado Raul Henry (PMDB-PE). O relatório foi aprovado em votação simbólica pelos membros da comissão presentes na sessão. Parecer semelhante já havia sido aprovado na comissão de Viação e Transportes, onde a relatoria foi do deputado Fábio Ramalho (PV-MG). O projeto ainda vai tramitar na comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para o Senado.
A proposta é do deputado Henrique Eduardo Alves, atual presidente da Câmara e filho do ex-governador. Para o deputado Henrique Alves, ao justificar sua proposição, “o aeroporto de São Gonçalo do Amarante é uma obra fundamental, um marco para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Representa para o povo potiguar uma arrancada no crescimento só vista na gestão modernizadora de Aluizio Alves, eleito governador em 1960. Um político a frente de seu tempo”, argumenta o deputado.
“O aeroporto insere-se, com destaque, no plano de reestruturação de nossa malha aeroportuária”, escreveu o relator. O empreendimento está situado em posição geográfica estratégica, perto da Europa e da África e terá capacidade inicial para 6 milhões de passageiros por ano, além do transporte de cargas. “Como se vê, trata-se de uma obra de grande magnitude, não apenas para o Estado que recebe o expressivo investimento, mas também para país”, diz o relatório.
Ainda segundo o relator, “confere-se, assim, especial relevo à proposição em análise, tanto pelo que representa o aeroporto para o futuro do Rio Grande do Norte, quanto pela inegável importância do ex-governador Aluizio Alves para o desenvolvimento do seu Estado”, concluiu o deputado Raul Henry.
Henrique Alves recebe homenagem da Câmara Municipal de Natal
Brasília (DF) – O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Albert Dickson, entregou ao deputado federal Henrique Eduardo Alves, um “Diploma”, aprovado pela Câmara, pelos “relevantes serviços prestados a cidade do Natal”.
A entrega da honraria foi durante um encontro da Fenafisco com o presidente da Câmara dos Deputados. O vereador de Natal, que integra a categoria dos auditores fiscais do Rio Grande do Norte, acompanhou uma delegação da Federação Nacional dos Auditores Fiscais ao gabinete do presidente. Os deputados Felipe Maia (DEM) e Fátima Bezerra (PT) também participaram da reunião.
Os dirigentes de sindicatos e associações de fiscais de renda dos estados, entre eles, José Macedo (Asfarn) e Pedro Lopes (Sindfern), reivindicaram ao presidente da Câmara, a inclusão, na pauta do Plenário, do projeto, em tramitação na Casa, que unifica o teto nacional dos salários dos auditores fiscais nas três esferas de governo.
Presidentes da Câmara e do Confea discutem criminalização do exercício irregular da profissão de engenheiro
Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu em seu gabinete o presidente da Confederação Nacional que reúne os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia. Entre os assuntos discutidos com José Tadeu da Silva está o projeto que muda de contravenção para crime o exercício ilegal da profissão de engenheiro.
Outra proposta, já aprovada pelo Senado, em tramitação na Câmara, autoriza a aplicação dos recursos do sistema Confea/Crea/Mútua para custeio de fiscalização de obras públicas inacabadas, de inspeção de edificações e de atividades de aperfeiçoamento técnico e cultural dos integrantes do Crea. A deputada Fátima Bezerra (PT) também participou do encontro.