sexta-feira, 28 de junho de 2013

Ministro Garibaldi Filho inaugura Agência da Previdência Social no Ceará.


ATENDIMENTO: Previdência inaugura duas agências no Ceará
Foram entregues à população as unidades de Morada Nova e Limoeiro do Norte
"Era um sofrimento ter que ir até Russas para ser atendido. Quando viajava no final da tarde, porque tinha que trabalhar, a pessoa não tinha como voltar. Não havia transporte, a gente era obrigado a passar a noite fora de casa.”. O depoimento é de Raimundo Nonato Maia, 73 anos, que na manhã desta sexta-feira (29) participou da inauguração da Agência da Previdência Social de Morada Nova, na região do Vale do Jaguaribe, no Ceará. À tarde foi entregue à população a unidade de Limoeiro do Norte, também no Ceará.

Inaugurada pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, a APS Morada Nova vai beneficiar também o município de Ocara, atendendo a uma população total de 80 mil pessoas. A agência cumpre o objetivo de interiorizar e descentralizar a rede de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aproximando os serviços previdenciários de todos os brasileiros. Desde os anos 1970, a região de Morada Nova dependia do município de Russas para ter acesso aos serviços previdenciários.

“Essa realidade, que ainda se repete em outras cidades do país, está mudando, graças à parceria do governo federal com o Congresso, prefeituras e câmaras municipais”, afirmou o ministro Garibaldi Alves Filho. Nesse trabalho em conjunto, a prefeitura doa o terreno, a câmara municipal aprova a doação, os parlamentares federais alocam recursos para a construção da agência por meio de emendas ao Orçamento, e o Ministério da Previdência completa o dinheiro necessário para a finalização da obra e providencia equipamento, mobiliário e pessoal para a agência.

Chamado de Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), esse programa tem como objetivo a implantação de 720 novas Agências da Previdência Social (APS) em todo o país, em municípios que possuem mais de 20 mil habitantes e não contam com uma unidade fixa do INSS. A intenção é aproximar a Previdência Social dos cidadãos, evitando que os segurados percorram grandes distâncias para ter acesso a todos os serviços previdenciários.

Segundo o ministro, o PEX busca garantir o melhor atendimento possível, com dignidade. “Até porque, a função da Previdência não é distribuir benefícios, mas reconhecer os direitos dos cidadãos”, observou. A inauguração reuniu cerca de 500 pessoas, e teve a presença de autoridades do estado do Ceará, como os senadores José Pimentel, ex-ministro da Previdência Social, e Eunício Oliveira. A unidade de Morada Nova foi construída em terreno doado pela prefeitura e segue padrão determinado para a modernização do atendimento e recepção dos segurados. A Previdência paga, no município 2.759 benefícios urbanos e 11.688 benefícios rurais, totalizando mais de R$ 9 milhões.


BOX:
Limoeiro do Norte é a 1.500ª unidade de atendimento da Previdência Social

Um dia depois de comemorar os 23 anos de existência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Previdência Social celebra a inauguração de sua unidade de atendimento de número 1.500. A cifra foi alcançada com a entrega à população da Agência da Previdência Social de Limoeiro do Norte. Das 1.500 unidades de atendimento, 1.401 são agências fixas, 85 são exclusivas para o atendimento de demandas judiciais, sete tratam apenas de acordos internacionais, duas são de teleatendimento (Central 135) e cinco são agências móveis flutuantes, os PrevBarcos.

Segundo o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, das 1.500 unidades de atendimento da Previdência Social, 267 são integrantes do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). Destas, 132 estão instaladas no Nordeste. Até o final de 2013, a região deverá receber cerca de 80 novas APS. Do total, oito serão inauguradas no Rio Grande do Norte. Já foram entregues no estado as agências de Baraúna e Touros. Estão em andamento as obras de Canguaretama, Extremoz, Goianinha, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, Nova Cruz, São Gonçalo do Amarante, São José De Mipibu e São Miguel

Também foram concluídas obras em seis unidades que não fazem parte do PEX: Açu, Angicos, Apodi, Jucurutu, Mossoró e Parelhas. Estão em execução obras em Alexandria, Caraúbas, Mossoró (Centro de Documentação da Previdência) e Patu. Estão em fase de contratação dos serviços João Câmara e Nata

Seguidores