A governadora Rosalba Ciarlini participou na manhã deste sábado (15), em São Gonçalo do Amarante, da formatura da primeira turma de 2013 do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência. Ao todo, 1.380 crianças de escolas públicas e privadas da cidade foram capacitadas na solenidade que aconteceu no ginásio poliesportivo Vereador Lourival Florêncio de Morais, no conjunto Amarante, e teve a presença do prefeito do município, Jaime Calado, do comandante Geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, da coordenadora do Proerd no RN, tenente-coronel Margarida, do comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa Dantas, além de vereadores e educadores da cidade.
O Proerd é desenvolvido pela PM e dispõe de um policial fardado que comparece uma vez por semana a salas para ministrar, ao longo de quatro meses, aulas com teor de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Os objetivos do Proerd são envolver a polícia, escola, família e a comunidade na discussão da problemática da droga, desenvolver ações pedagógicas e o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade na escola. Somente em São Gonçalo do Amarante, desde a criação do programa em 2002, mais de 13 mil crianças foram beneficiadas e trabalharão como multiplicadoras do programa.
A governadora Rosalba Ciarlini parabenizou os educadores do Proerd e as crianças formadas nesta manhã, que contribuíram para a construção de um futuro mais digno. “São ações como o Proerd, que vem crescendo a cada semestre, que garantem mais vida para as nossas crianças e jovens. Vocês, aqui hoje formados, estão sendo os nossos defensores, os verdadeiros anjos da guarda. Vocês estão comprometidos em dizer não às drogas, estão semeando alegria e são o orgulho de todos nós”.
O prefeito Jaime Calado declarou que o Proerd é um programa vitorioso e que demonstra a preocupação do Governo do RN, por meio da Polícia Militar, em combater um possível contatos dos jovens com os entorpecentes. “Ações como o Proerd mostram que o Governo está preocupado com os nossos jovens, com as famílias. O programa é feito por pessoas abnegadas, de espírito puro e com grande coração. Esse trabalho feito por vocês hoje é o que vai garantir bons frutos no futuro”, explicou.
O comandante Geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, destacou a importância do Proerd lembrando que até hoje nenhum jovem formado em 11 anos de atividades optou pelo caminho das drogas. “A prevenção é uma vacina. É o que chamamos na nossa doutrina que é a prevenção primária do delito. Nós conseguimos nos antecipar ao crime, ao consumo de drogas e ao tráfico. As crianças formadas agem como multiplicadoras na comunidade, reprimindo o uso de drogas lícitas em casa e alertando aos familiares sobre os riscos do tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas”, encerrou.