Na última semana, representantes de oficinas autorizadas pelo Inmetro no Estado estiveram no Telecentro do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), onde receberam treinamento para a utilização do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE).
O objetivo da ação era capacitar as permissionárias para o registro, no PSIE, dos dispositivos que as mesmas concedem a cada reparo ou manutenção de equipamento. “A intenção é que o Inmetro possa monitorar quando cada lacre azul ou selo reparado for atribuído a algum instrumento consertado por cada uma dessas oficinas autorizadas, e conferir mais confiabilidade ao processo, evitando fraudes”, explica a coordenadora operacional do Ipem-RN, Rosângela Ramalho.
O treinamento foi dado pela instrutora do Ipem Fortaleza, Carla Carrilho. Na quinta-feira (20), a capacitação foi sobre bombas medidoras, e na sexta (21), sobre balanças. Esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial) e taxímetros são outros instrumentos cuja manutenção ou conserto também pode ser feito pelas oficinas autorizadas pelo Inmetro.
AUTORIZADAS
Para se tornar uma autorizada do Inmetro para conserto e manutenção de instrumentos como os acima mencionados no Estado, um representante da oficina interessada deve dirigir-se à sede do Ipem-RN, localizada na Rua Olinto Meira, 1036 – Barro Vermelho, em Natal, das 7h às 13h, para tomar conhecimento dos documentos a serem apresentados. Após o pagamento de uma taxa, agentes do Ipem realizam uma fiscalização para conferir a documentação da oficina, que recebe, então, um certificado para trabalhar como autorizada. O telefone para informações é o 3222-9256.
Deyse Moura