Serão lançados, nesta quinta-feira, o nº 26 da Revista Preá; o livro “Três Fazendas”, de Afrânio Pires Lemos; o vernissage de “Vida e Obra de Elino Julião”, no Privado é Público; e o edital do III Salão Nordeste de Arte Popular Xico Santeiro
A noite desta quinta-feira, 13, será de lançamentos na Galeria Newton Navarro, Fundação José Augusto (rua Jundiaí, 641, Tirol). A partir das 19h, serão lançados bens culturais como o livro “As Três Fazendas”, de Afrânio Pires Lemos, 40ª edição da Coleção Cultura Potiguar; o número 26 da Revista Preá; e ainda a abertura da exposição Privado é Público, com o acervo do músico Elino Julião, e o lançamento do edital do III Salão Nordeste de Arte Popular Xico Santeiro.
A 26ª edição da Preá, agora editada pelo jornalista Adriano de Sousa, vem com algumas novidades na linguagem visual e editorial, na logomarca, no uso das fotografias, chamadas de matérias na capa, além da própria pauta, que deixa de ser monotemática, embora nesta edição o tema gastronomia, local e universal, seja predominante. Entre as inovações, está a seção “Retratos Potiguares”, que destacará sempre um artista ou intelectual, do Rio Grande do Norte, expondo seu conhecimento e pensamento crítico. O professor caicoense Muyrakytan Kennedy, estudioso do sertão, é o primeiro entrevistado. A Preá também destaca a produção de biografias de importantes artistas do estado, o site Substantivo Plural, o Plano Estadual de Cultura, e uma entrevista com o jornalista Woden Madruga e o escritor Alex Nascimento.
Já o Privado é Público deste mês destaca a exposição “Vida e Obra de Elino Julião”, com o universo artístico do mestre Elino Julião, formada por peças do acervo particular de Veneranda Julião, viúva do artista. São instrumentos musicais usados por Elino; como sanfona, triângulo e pandeiro; partituras, fotos, coleção de discos em vinil, CDs, documentos e roupas, inclusive o figurino de seu último show. A exposição fica aberta à visitação pública até o dia 1° de julho, das 8h às 17h.
Outro lançamento da noite desta quinta-feira é o livro “Três Fazendas”, de Afrânio Pires Lemos, volume 40 da Coleção Cultura Potiguar. Em uma novela (“Malhada Grande”) e dois contos (“Paraíso” e “Condado”), o autor retrata personagens sertanejos, paisagens e recantos, costumes e tradições.