quarta-feira, 12 de junho de 2013

FESTIVAL DO MOVIMENTO HOTSPOT ACONTECE NOS DIAS 14 E 15 DE JUNHO NO TEATRO RIACHUELO


Festival Movimento HotSpot chega ao Rio Grande do Norte
Etapa de prêmio de inovação e criatividade vai mostrar o trabalho de 303 talentos brasileiros no Teatro Riachuelo – com entrada gratuita , em Natal-RN
O Movimento HotSpot depois de passar pode diversas cidades brasileira se prepara para sua passagem pela cidade do Natal, nos dias 14 e 15 de junho. A exposição e a programação especial acontecerá no teatro Riachuelo. O Festival é a etapa expositiva do movimento que pretende revelar novos talentos em 11 áreas da criação num processo de busca, exposição e premiação.
Quando desenhamos o projeto do Movimento HotSpot, uma das nossas metas era tanto buscar como expor a diversidade cultural e criativa brasileira vencendo as dimensões culturais do nosso País. Nossa riqueza e pluralidade é um desafio para o brasileiro “se conhecer” e queremos tanto mostrar, como aproximar os diversos “brasis” que temos no Brasil. Daí a proposta de viajarmos por diversas capitais passando por todas as nossas regiões.”, comenta Paulo Borges, idealizador do Movimento HotSpot. ENTRADA GRATUITA

De março a setembro do ano passado o projeto recebeu 1642 inscrições e agora vai mostrar a proposta de 303 talentos selecionados, entre esses, 09 selecionados são potiguar que concorrem nas categorias: fotografia, beleza, filme e vídeo, design gráfico, ilustração, design (de produto), música e ideia – onde vale um prêmio especial com capital semente de até 200 mil para investir na inserção de uma nova proposta de negócios no mercado.
O festival que acontece na Capital Potiguar contará coma presença  dos curadores João Falcão, responsável pela seleção de 24 candidatos que concorrem ao prêmio do Movimento HotSpot na categoria filme e vídeo, e Graziela Peres, junto com o grafiteiro Speto, selecionou 39 criativos que atualmente concorrem na categoria ilustração.
 A exposição já foi vista por mais de 15 mil pessoas. O Festival já movimento capitais no centroeste, sul, sudeste e nordeste incluindo: Brasília, Porto Alegre, Vitória, Salvador e Recife.  Já participaram do festival os curadores Speto, Rony Rodrigues, Marcelo Rosenbaum, Ronaldo Fraga, João Falcão, Rogério Hideki, Lala Deheinzelin, Ilse Guimarães. Entre os artistas convidados que participaram do festival na música estão: Dado Villa-Lobos, Wanna be Jalva, Bidê ou Balde, SILVA, Manuela Rodrigues e Neila Kadhi
Nas artes, já se envolveram o festival os artistas: VJ Suave, o grafiteiro Cusco, o grupo teatral Serpentes que Fumam, os artistas urbanos Julio Costa e Zaca Oliveira.

SOBRE OS SELECIONADOS NO RIO GRANDE DO NORTE

Entre os 303 brasileiros que foram selecionados a partir de 1642 inscrições para participar da etapa Festival do Movimento HotSpot, nove são do Rio Grande do Norte. Esses criativos foram selecionados nas categorias de música (01 candidato), filme e vídeo (01 candidato), moda (01 candidato). Ilustração (03 candidatos) e Fotografia (03 candidatos). Os participantes mais jovens têm 23 anos e os dois mais velhos têm 42.  

Podemos destacar a oportunidade que os três escolhidos de ilustração terão em encontrar pessoalmente a curadora da categoria Graziela Peres, assim como o Flávio de Aquino Carvalho, selecionado em Filme e Vídeo poderá estar frente a frente com João Falcão.

Os dois curadores farão Rodas de Conversa, gratuitas e abertas ao público, para mostrar trabalhos pessoais, falar de processo criativo e das oportunidades que podem ser criadas por profissionais que estão buscando atuar em áreas da criatividade.


Lista dos selecionados. Os projetos podem ser vistos em detalhes no link: http://movimentohotspot.com/projetos/#estado=RN&categoria=&busca=palavra-chave&curador=&fase=2

SOBRE OS CURADORES QUE ESTARÃO PRESENTES

GRAZIELA PERES - Diretora Criativa, curadora do Movimento HotSpot na categoria Ilustração

Nascida no Rio de Janeiro, vive e trabalha em São Paulo.
1985: Abre seu primeiro escritório de design gráfico no Rio de Janeiro;
1989: Forma-se em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes, UFRJ;
1995: Muda-se para São Paulo, assumindo o cargo de diretora de arte da revista Vogue Brasil;
1999: Funda a BlushBranding, agência focada no mercado de moda e beleza, onde cria campanhas para grandes marcas nacionais;
2002: É contratada como diretora de criação e coordenadora do departamento de publicações da Wide Group, empresa de comunicação e conteúdo. Lá é responsável por projetos editoriais e gráficos para revistas da editora (entre elas a Revista Simples), como também para projetos customizados, entre esses, o SPFW Journal, que edita por quatro edições durante as temporadas de moda;
2004/2005: É curadora de novos artistas nas edições Inverno 2004 e verão 2005, do Amni HotSpot, para o qual também devenvolve a identidade visual;
2005: Abre sua própria empresa de design, a PeresDesign, onde desenvolve campanhas, catálogos, livros e identidade visual para clientes de diversas areas; É curadora de conteúdo da mostra Olhares do Brasil, na 18a. edição do SPFW;
2006: Cria o projeto editorial e gráfico da revista ffw_MAG! para a Luminosidade e, após cinco anos de carreira solo, é convidada para se juntar ao time de profissionais da empresa, com o cargo de diretora de criação da revista ffw_MAG! onde está até hoje.

SOBRE JOÃO FALCÃO - Roteirista, Diretor e Compositor, curador da categoria filme e vídeo
Começou sua carreira teatral em 1980 e se tornou um dos diretores e dramaturgos mais presentes e mais premiados nesses últimos anos. João escreve, compõe e dirige para teatro, televisão e cinema. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1996, quando adaptou e dirigiu o clássico de Moliére “ O Burguês Ridículo” em parceria com Guel Arraes, prêmio Sharp de melhor espetáculo. Sua parceria com Guel Arraes na TV Globo produziu alguns dos melhores momentos da televisão brasileira, como as séries “Brasil Especial”, “A comédia da vida Privada” e o “Auto da Compadecida”, da qual também assinou a trilha sonora.
Em 1998 escreveu, dirigiu e musicou a peça “A Dona da História”, especialmente para Marieta Severo e Andréa Beltrão, história que virou filme dirigido por Daniel filho. Ainda em 1998  escreveu e dirigiu o seu primeiro monólogo, “Uma Noite na Lua” estrelado por Marco Nanini. Ganhou como autor e diretor os prêmios Shell e Sharp. Dirigiu mais de mil filmes publicitários.
Em 2000, adaptou para o teatro e dirigiu “A Máquina”, do romance de Adriana Falcão. Dirigiu o espetáculo “Quem tem medo de Virgínia Wolff”, com Marco Nanini, Marieta Severo, Sílvia Buarque e Fábio Assunção em 2001.
Em 2002, escreveu e dirigiu o musical “Cambaio”, parceria com Chico Buarque, Edu lobo e Adriana Falcão.
Produziu e compôs canções para as trilhas sonoras dos filmes “Lisbela” e o Prisioneiro” e “O Auto da Compadecida” de Guel Arraes.
Criou e dirigiu os programas de televisão: “Homem Objeto” (2003), “Sexo Frágil” (2003/2004) “Programa Novo” (2004) Clandestinos (2010) e Louco Por Elas (2011).
Dirigiu a Ópera “Rita” de Donizetti para o Fórum internacional das Artes de 2004 em Barcelona
Em 2006 Escreveu e dirigiu o filme a máquina “A Máquina”.

SOBRE O MOVIMENTO HOTSPOT
Em março do ano passado, um projeto incentivado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Vale e da Riachuelo, em parceria com o Sebrae, fez um convite para qualquer brasileiro com criatividade e vontade: “Tire sua ideia da gaveta”.  De lá para cá, o Movimento HotSpot - um processo de busca, exposição e premiação que pretende revelar ao País novos talentos da criatividade em 11 áreas (arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme, fotografia, ilustração, moda, música e ideia)  recebeu 1642 inscrições pelo portal www.movimentohotspot.com.br. Um total de 303 propostas criativas foram escolhidas para integrar um festival de criatividade que vai rodar por 10 capitais brasileiras, começando por Brasília, no Distrito Federal, no dia 04 de abril.
À medida que o Festival expõe o trabalho de selecionados nesta fase, os criativos têm a oportunidade de sensibilizar público e lideranças a partir dessa vitrine criativa, ganhar visibilidade e se conectar com influenciadores que poderão potencializar o desenvolvimento desses talentos e projetos.
Dividido em várias etapas, o Movimento HotSpot tem duração de aproximadamente um ano e meio. Investindo em novos talentos, o projeto vai mostrar o potencial da criatividade em todo o Brasil. Um grupo de curadores é responsável por escolher os melhores talentos.
Todos os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais. O vencedor na categoria Ideia contará ainda com até R$ 200 mil para a realização do seu projeto, e na categoria Moda o premiado receberá até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção, que será apresentada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio.
Sobre a parceria com o Sebrae:
Atualmente, o Sebrae atua com 153 projetos de economia criativa, trabalhando para aumentar formalização dos empreendedores do setor. O Sebrae presta consultoria às micro e pequenas empresas em gestão empresarial, inovação, planejamento e estratégia, oferece várias oportunidades para que estes empresários possam trocar experiências, fazer novos contatos e ter vivência no segmento onde atuam ou pretendem se inserir. O Movimento HotSpot se alinha com os objetivos do Sebrae de fortalecer a economia criativa por meio de cadeias produtivas ligadas a setores como moda, música, startups e design, utilizando a inovação e a criatividade e buscando aprender e interagir com novos talentos.
Sobre o patrocínio da Vale:
A Vale valoriza as pessoas e enxerga o Movimento HotSpot como uma plataforma que estimula a inovação, revela talentos e oferece oportunidades para o empreendedorismo.   Outro aspecto importante é a possibilidade de troca de ideias e a circulação em diversas regiões do Brasil.
Sobre o patrocínio da Riachuelo:
Promover a universalização da arte por intermédio da moda é o grande objetivo da Riachuelo como patrocinadora do Movimento HotSpot, incentivando a importante concepção criativa que envolve este projeto.
MAIS INFORMAÇÕES
Para assistir a algumas coberturas de TV realizadas em festivais do Movimento HotSpot acesse: http://www.youtube.com/movhotspot
 Para imagens do projeto, acesse os press kits já disponíveis em: http://movimentohotspot.com/imprensa/
A Programação completa é atualizada no www.movimentohotspot.com/festivais e também no perfil do Movimento HotSpot no Facebook. Para saber detalhes, é possível participar do evento no facebook, convidar amigos e receber todas as atualizações da agenda. http://www.facebook.com/movhotspot
www.movimentohotspot.com | Facebook: movhotspot | Twitter: @movhotspot

Seguidores