Festival Movimento HotSpot chega ao Rio
Grande do Norte
Etapa de prêmio de inovação e
criatividade vai mostrar o trabalho de 303 talentos brasileiros no Teatro
Riachuelo – com entrada gratuita , em Natal-RN
O Movimento HotSpot depois de passar pode diversas
cidades brasileira se prepara para sua passagem pela cidade do Natal, nos dias 14
e 15 de junho. A exposição e a programação especial acontecerá no teatro
Riachuelo. O Festival é a etapa expositiva do movimento que pretende revelar
novos talentos em 11 áreas da criação num processo de busca, exposição e
premiação.
“Quando desenhamos o projeto do Movimento HotSpot,
uma das nossas metas era tanto buscar como expor a diversidade cultural e
criativa brasileira vencendo as dimensões culturais do nosso País. Nossa
riqueza e pluralidade é um desafio para o brasileiro “se conhecer” e queremos
tanto mostrar, como aproximar os diversos “brasis” que temos no Brasil. Daí a
proposta de viajarmos por diversas capitais passando por todas as nossas
regiões.”, comenta Paulo Borges, idealizador do Movimento HotSpot. ENTRADA GRATUITA
De março a setembro do ano passado o projeto recebeu
1642 inscrições e agora vai mostrar a proposta de 303 talentos selecionados,
entre esses, 09 selecionados são potiguar que concorrem nas categorias:
fotografia, beleza, filme e vídeo, design gráfico, ilustração, design (de
produto), música e ideia – onde vale um prêmio especial com capital semente de
até 200 mil para investir na inserção de uma nova proposta de negócios no
mercado.
O festival que acontece na Capital
Potiguar contará coma presença dos
curadores João Falcão, responsável pela seleção de 24 candidatos que concorrem
ao prêmio do Movimento HotSpot na categoria filme e vídeo, e Graziela Peres,
junto com o grafiteiro Speto, selecionou 39 criativos que atualmente concorrem
na categoria ilustração.
A exposição já
foi vista por mais de 15 mil pessoas. O Festival já movimento capitais no
centroeste, sul, sudeste e nordeste incluindo: Brasília, Porto Alegre, Vitória,
Salvador e Recife. Já participaram do
festival os curadores Speto, Rony Rodrigues, Marcelo Rosenbaum, Ronaldo Fraga,
João Falcão, Rogério Hideki, Lala Deheinzelin, Ilse Guimarães. Entre os
artistas convidados que participaram do festival na música estão: Dado
Villa-Lobos, Wanna be Jalva, Bidê ou Balde, SILVA, Manuela Rodrigues e Neila
Kadhi
Nas artes, já se envolveram o festival os artistas: VJ
Suave, o grafiteiro Cusco, o grupo teatral Serpentes que Fumam, os artistas
urbanos Julio Costa e Zaca Oliveira.
SOBRE OS SELECIONADOS NO RIO
GRANDE DO NORTE
Entre os 303 brasileiros que
foram selecionados a partir de 1642 inscrições para participar da etapa
Festival do Movimento HotSpot, nove são do Rio Grande do Norte. Esses criativos
foram selecionados nas categorias de música (01 candidato), filme e vídeo (01
candidato), moda (01 candidato). Ilustração (03 candidatos) e Fotografia (03
candidatos). Os participantes mais jovens têm 23 anos e os dois mais velhos têm
42.
Podemos destacar a
oportunidade que os três escolhidos de ilustração terão em encontrar
pessoalmente a curadora da categoria Graziela Peres, assim como o Flávio de
Aquino Carvalho, selecionado em Filme e Vídeo poderá estar frente a frente com
João Falcão.
Os dois curadores farão Rodas
de Conversa, gratuitas e abertas ao público, para mostrar trabalhos pessoais,
falar de processo criativo e das oportunidades que podem ser criadas por
profissionais que estão buscando atuar em áreas da criatividade.
Lista dos selecionados. Os projetos podem ser vistos em
detalhes no link: http://movimentohotspot.com/projetos/#estado=RN&categoria=&busca=palavra-chave&curador=&fase=2
SOBRE OS CURADORES QUE
ESTARÃO PRESENTES
GRAZIELA PERES - Diretora
Criativa, curadora do Movimento HotSpot na categoria Ilustração
Nascida
no Rio de Janeiro, vive e trabalha em São Paulo.
1985: Abre seu primeiro escritório de design gráfico no Rio de Janeiro;
1989: Forma-se em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes, UFRJ;
1995: Muda-se para São Paulo, assumindo o cargo de diretora de arte da revista Vogue Brasil;
1999: Funda a BlushBranding, agência focada no mercado de moda e beleza, onde cria campanhas para grandes marcas nacionais;
2002: É contratada como diretora de criação e coordenadora do departamento de publicações da Wide Group, empresa de comunicação e conteúdo. Lá é responsável por projetos editoriais e gráficos para revistas da editora (entre elas a Revista Simples), como também para projetos customizados, entre esses, o SPFW Journal, que edita por quatro edições durante as temporadas de moda;
2004/2005: É curadora de novos artistas nas edições Inverno 2004 e verão 2005, do Amni HotSpot, para o qual também devenvolve a identidade visual;
2005: Abre sua própria empresa de design, a PeresDesign, onde desenvolve campanhas, catálogos, livros e identidade visual para clientes de diversas areas; É curadora de conteúdo da mostra Olhares do Brasil, na 18a. edição do SPFW;
2006: Cria o projeto editorial e gráfico da revista ffw_MAG! para a Luminosidade e, após cinco anos de carreira solo, é convidada para se juntar ao time de profissionais da empresa, com o cargo de diretora de criação da revista ffw_MAG! onde está até hoje.
1985: Abre seu primeiro escritório de design gráfico no Rio de Janeiro;
1989: Forma-se em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes, UFRJ;
1995: Muda-se para São Paulo, assumindo o cargo de diretora de arte da revista Vogue Brasil;
1999: Funda a BlushBranding, agência focada no mercado de moda e beleza, onde cria campanhas para grandes marcas nacionais;
2002: É contratada como diretora de criação e coordenadora do departamento de publicações da Wide Group, empresa de comunicação e conteúdo. Lá é responsável por projetos editoriais e gráficos para revistas da editora (entre elas a Revista Simples), como também para projetos customizados, entre esses, o SPFW Journal, que edita por quatro edições durante as temporadas de moda;
2004/2005: É curadora de novos artistas nas edições Inverno 2004 e verão 2005, do Amni HotSpot, para o qual também devenvolve a identidade visual;
2005: Abre sua própria empresa de design, a PeresDesign, onde desenvolve campanhas, catálogos, livros e identidade visual para clientes de diversas areas; É curadora de conteúdo da mostra Olhares do Brasil, na 18a. edição do SPFW;
2006: Cria o projeto editorial e gráfico da revista ffw_MAG! para a Luminosidade e, após cinco anos de carreira solo, é convidada para se juntar ao time de profissionais da empresa, com o cargo de diretora de criação da revista ffw_MAG! onde está até hoje.
SOBRE
JOÃO FALCÃO - Roteirista, Diretor e Compositor, curador da categoria filme e
vídeo
Começou sua carreira teatral
em 1980 e se tornou um dos diretores e dramaturgos mais presentes e mais
premiados nesses últimos anos. João escreve, compõe e dirige para teatro,
televisão e cinema. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1996, quando adaptou e
dirigiu o clássico de Moliére “ O Burguês Ridículo” em parceria com Guel
Arraes, prêmio Sharp de melhor espetáculo. Sua parceria com Guel Arraes na TV
Globo produziu alguns dos melhores momentos da televisão brasileira, como as
séries “Brasil Especial”, “A comédia da vida Privada” e o “Auto da
Compadecida”, da qual também assinou a trilha sonora.
Em 1998 escreveu, dirigiu e
musicou a peça “A Dona da História”, especialmente para Marieta Severo e Andréa
Beltrão, história que virou filme dirigido por Daniel filho. Ainda em
1998 escreveu e dirigiu o seu primeiro monólogo, “Uma Noite na Lua”
estrelado por Marco Nanini. Ganhou como autor e diretor os prêmios Shell e
Sharp. Dirigiu mais de mil filmes publicitários.
Em 2000, adaptou para o
teatro e dirigiu “A Máquina”, do romance de Adriana Falcão. Dirigiu o
espetáculo “Quem tem medo de Virgínia Wolff”, com Marco Nanini, Marieta Severo,
Sílvia Buarque e Fábio Assunção em 2001.
Em 2002, escreveu e dirigiu o
musical “Cambaio”, parceria com Chico Buarque, Edu lobo e Adriana Falcão.
Produziu e compôs canções
para as trilhas sonoras dos filmes “Lisbela” e o Prisioneiro” e “O Auto da
Compadecida” de Guel Arraes.
Criou e dirigiu os programas
de televisão: “Homem Objeto” (2003), “Sexo Frágil” (2003/2004) “Programa Novo”
(2004) Clandestinos (2010) e Louco Por Elas (2011).
Dirigiu a Ópera “Rita” de
Donizetti para o Fórum internacional das Artes de 2004 em Barcelona
Em 2006 Escreveu e dirigiu o
filme a máquina “A Máquina”.
SOBRE O MOVIMENTO HOTSPOT
Em
março do ano passado, um projeto incentivado pelo Ministério da Cultura, com
patrocínio da Vale e da Riachuelo, em parceria com o Sebrae, fez um convite para
qualquer brasileiro com criatividade e vontade: “Tire sua ideia da
gaveta”. De lá para cá, o Movimento HotSpot - um processo de
busca, exposição e premiação que pretende revelar ao País novos talentos da
criatividade em 11 áreas (arquitetura, beleza, cenografia, design, design
gráfico, filme, fotografia, ilustração, moda, música e ideia) recebeu 1642 inscrições pelo portal www.movimentohotspot.com.br. Um
total de 303 propostas criativas foram escolhidas para integrar um festival de
criatividade que vai rodar por 10 capitais brasileiras, começando por Brasília,
no Distrito Federal, no dia 04 de abril.
À
medida que o Festival expõe o trabalho de selecionados nesta fase, os criativos
têm a oportunidade de sensibilizar público e lideranças a partir dessa vitrine
criativa, ganhar visibilidade e se conectar com influenciadores que poderão
potencializar o desenvolvimento desses talentos e projetos.
Dividido
em várias etapas, o Movimento HotSpot tem duração de aproximadamente um ano e
meio. Investindo em novos talentos, o projeto vai mostrar o potencial da
criatividade em todo o Brasil. Um grupo de curadores é responsável por escolher
os melhores talentos.
Todos
os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais. O vencedor na categoria
Ideia contará ainda com até R$ 200 mil para a realização do seu projeto, e na
categoria Moda o premiado receberá até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção,
que será apresentada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio.
Sobre a parceria com o Sebrae:
Atualmente,
o Sebrae atua com 153 projetos de economia criativa, trabalhando para aumentar
formalização dos empreendedores do setor. O Sebrae presta consultoria às micro
e pequenas empresas em gestão empresarial, inovação, planejamento e estratégia,
oferece várias oportunidades para que estes empresários possam trocar
experiências, fazer novos contatos e ter vivência no segmento onde atuam ou
pretendem se inserir. O Movimento HotSpot se alinha com os objetivos do Sebrae
de fortalecer a economia criativa por meio de cadeias produtivas ligadas a
setores como moda, música, startups e design, utilizando a inovação e a
criatividade e buscando aprender e interagir com novos talentos.
Sobre o patrocínio da Vale:
A
Vale valoriza as pessoas e enxerga o Movimento HotSpot como uma plataforma que
estimula a inovação, revela talentos e oferece oportunidades para o
empreendedorismo. Outro aspecto importante é a possibilidade de
troca de ideias e a circulação em diversas regiões do Brasil.
Sobre o patrocínio da Riachuelo:
Promover
a universalização da arte por intermédio da moda é o grande objetivo da
Riachuelo como patrocinadora do Movimento HotSpot, incentivando a importante
concepção criativa que envolve este projeto.
MAIS
INFORMAÇÕES
Para assistir
a algumas coberturas de TV realizadas em festivais do Movimento HotSpot acesse:
http://www.youtube.com/movhotspot
Para imagens do projeto, acesse os press kits
já disponíveis em: http://movimentohotspot.com/imprensa/
A Programação
completa é atualizada no www.movimentohotspot.com/festivais
e também no perfil do Movimento HotSpot no Facebook. Para saber detalhes, é
possível participar do evento no facebook, convidar amigos e receber todas as atualizações
da agenda. http://www.facebook.com/movhotspot
www.movimentohotspot.com | Facebook: movhotspot | Twitter: @movhotspot