O governador Iberê Ferreira, candidato à reeleição, participou na manhã desta quinta-feira (2) da sabatina “Cadeia Produtiva do Turismo”, com empresários e representantes do turismo do Rio Grande do Norte. O evento foi promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística (Coohotur) e Natal Convention & Visitors Bureau.
Iberê acredita que a qualificação profissional dos jovens e trabalhadores é fundamental para o crescimento do segmento. O governador reforçou ainda a importância de aumentar o investimento em obras de infraestrutura, além de ações de marketing e divulgação do destino Rio Grande do Norte.
“O turismo injeta mais de 600 milhões de dólares por ano no nosso Estado, o que significa mais empregos e geração de renda”, declarou. “Vamos preparar nossa juventude para aproveitar as oportunidades geradas pela Copa do Mundo 2014 e pela construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante”, emendou.
Iberê destacou que o turismo no Rio Grande do Norte não pode ser limitado à combinação “sol e mar”. “Vamos investir na interiorização da atividade e apoiar o turismo religioso. O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, por exemplo, tem recebido sete mil visitantes por semana”, falou. “Também temos muitos municípios com potencial para o turismo de aventura e o turismo ecológico”, lembrou.
O governador ressaltou que o maior programa de construção e reconstrução estradas foi importante para o segmento, já que beneficiou o acesso aos litorais Norte e Sul, com destaque para São Miguel do Gostoso e a Praia de Pipa, que recebem milhares de turistas por ano.
Durante o evento, Iberê também revelou que vai cobrar a celeridade da liberação dos recursos - R$ 19 milhões - destinados para a reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim. Segundo expectativa do ministério da Defesa, as obras já devem começar em novembro.
A segurança foi outro ponto comentado por Iberê na sabatina. O governador voltou a afirmar que a área é uma das prioridades da sua gestão e enfatizou que os policiais militares já estão sendo capacitados para a Copa do Mundo 2014.Assessoria.