quinta-feira, 3 de abril de 2014

TRT-RN: Professores participam de qualificação para Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

JUÍZA SIMONE JALIL NA CULMINANCIA 2013 DO PTJC O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador José Rêgo Júnior assina, nesta sexta-feira (4), o convênio para a realização do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, desenvolvido numa parceria entre o TRT-RN, a Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra/21), o Ministério Público do Trabalho, Ordem dos Advogados e a Secretaria Estadual de Educação/Governo do Estado.

Em seguida, setenta professores de sete escolas da rede estadual de ensino participam de um curso de capacitação para atuar junto ao programa, que neste ano atenderá os alunos das escolas Ana Júlio Mousinho, Francisco Ivo, Walfredo Gurgel, Manuel Vilaça e Edgar Barbosa.

De acordo com a Juíza do trabalho Simone Jalil, uma das coordenadoras do PTJC no estado, ao lado da juíza Rachel Vilar de Oliveira Villarim, o curso vai repassar informações sobre os temas abordados na cartilha do trabalhador, que é distribuída nas escolas, além de promover algumas oficinas, incluindo até uma de cálculos trabalhistas.

No Rio Grande do Norte, o PTJC existe desde 2006 e foi criado para levar aos estudantes de escolas públicas assuntos relacionados ao trabalho, como o Direito do Trabalho dentro do contexto da Revolução Industrial, prevenção de acidentes de trabalho, meio ambiente do trabalho, direitos e deveres do trabalhador e trabalho Infantil, dentre outros.

Os resultados alcançados pelo programa tem sido bastante positivos, como destaca a juíza Simone Jalil, que cita como exemplo a iniciativa da escola Ana Júlia Mousinho, que criou a disciplina Educação para o Trabalho.

A magistrada ressalta, ainda, o depoimento de professores, que dão conta de que vários alunos estão se inspirando no programa como estímulo para entrarem nas universidades.

A diminuição da evasão escolar também é atribuída ao programa. “Isso é o resultado prático do nosso trabalho. Tenho a convicção de que estamos, de fato, levando a cidadania para esses estudantes”, destaca Jalil.

SERVIÇO

Local: Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 21ª Região.

Endereço: Rua Raimundo Chaves, 2182, Sala 302 - 3º Andar, no Ed. Empresarial Candelária – Candelária.

Seguidores