O ministro Garibaldi Alves Filho retorna de um breve período de férias com agenda cheia a cumprir no Rio Grande do Norte. No sábado, ele percorre os 434 quilômetros que separam Natal da divisa com o Ceará para inaugurar a nova Agência da Previdência Social (APS) de São Miguel, no alto oeste do estado. Na segunda-feira, ele entrega à população de São Gonçalo do Amarante uma nova unidade para o atendimento previdenciário.
Somando São Miguel e São Gonçalo, o Rio Grande do Norte passa a contar com 38 agências da Previdência Social em seu território. De 2011 para cá, foram entregues 17 unidades: 13 em municípios que não contavam com agências (Touros, Baraúna, Nova Cruz, Extremoz, Monte Alegre, Canguaretama, Caraúbas, Macaíba, Jucurutu, Parelhas, São José de Mipibu, São Miguel e São Gonçalo do Amarante) e cinco para substituir prédios existentes (Mossoró, Angicos, Apodi, Patu e Alexandria).
A APS São Miguel também atenderá às populações das cidades vizinhas de Doutor Severiano, Venha-Ver e Coronel João Pessoa. Cerca de 40 mil pessoas serão beneficiadas com a nova unidade. Já a população de São Gonçalo do Amarante supera os 95 mil habitantes. Eles não precisarão mais se deslocar até a agência Natal-Norte, distante 15 quilômetros, para buscar atendimento previdenciário. Em São Miguel, os moradores contavam com um PrevCidade para ter acesso ao atendimento previdenciário.
As duas novas agências fazem parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que prevê a construção de 720 novas agências em todo o país. “Essas novas agências, além de encurtar a distância que os segurados têm que se deslocar quando precisam de atendimento previdenciário, também oferecem maior conforto e segurança para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, comentou o ministro Garibaldi Alves Filho.