O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), através da disciplina de Endocrinologia e Metabologia do curso de Medicina da UFRN, realiza ação de conscientização pelo Dia Mundial do Diabético, na quarta-feira, 14 de novembro, patrocinado pelo Laboratório SANOFI. O evento está marcado para acontecer no Parque das Dunas nesta quinta-feira, das 8h às 12h.
Durante a ação de conscientização, profissionais da saúde da UFRN e do HUOL farão o teste de glicemia capilar - um exame simples, que necessita apenas de um pequeno furo no dedo. Além disso, serão dadas orientações dietéticas e informações para prevenção da doença.
Os visitantes que estiverem com a taxa glicêmica alterada serão encaminhados para o ambulatório de endocrinologia do HUOL.
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. Pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões.
No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia. O objetivo desta data é chamar a atenção, sobretudo no que diz respeito a prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.