sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Governadora recebe diretores de empresa dinamarquesa do ramo de energia eólica



image A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta sexta-feira (23) os diretores da Vestas, empresa dinamarquesa com atuação no ramo da energia eólica, considerada a maior fabricante de aerogeradores do mundo. A Vestas dedica-se ao desenvolvimento, manufatura, venda e manutenção de aerogeradores.
“Esta reunião é o resultado do trabalho que o Governo do Estado vem desenvolvendo desde o começo desta gestão, de atrair grandes empresas para o RN”, disse a Governadora. “Neste encontro apresentamos o nosso potencial, os incentivos fiscais e colocamos à disposição a nossa mão de obra. O importante é que a gente possa agregar valores à indústria, que vai gerar emprego e renda”.
A Vestas está interessada em instalar uma unidade no Rio Grande do Norte. “Estamos estudando quais são as possibilidades da nossa empresa, com sua estrutura fabril, se estabelecer no Rio Grande do Norte. Precisamos atender as novas regras do BNDS quanto às localizações dos nossos equipamentos”, disse Paulo Gaspar Soares, gerente geral da Vestas, se referindo ao Finame, uma linha de crédito (a juros baixos) oferecida pelo BNDES aos fabricantes de equipamentos eólicos.
“Recebemos informações favoráveis e a oferta de um terreno em João Câmara. Vamos analisar se ele é adequado às nossas necessidades, porque nós estamos falando de equipamentos muito pesados, de 80 a 100 toneladas. Por isso, a estrutura é muito importante para nós. Vamos avaliar tudo o que foi apresentado e precisamos ter uma decisão rápida”, concluiu.

O BNDES está estudando a mudança na metodologia da linha Finame. Hoje, eles precisam comprovar um índice de nacionalização de 60%. Pela nova regra, algumas peças específicas precisarão ser produzidas no Brasil. A ideia é que a quantidade de peças específicas obrigadas a serem fabricadas no país aumente gradativamente ao longo dos anos.
A Governadora destacou a importância de uma empresa deste ramo, em questão de logística, se instalar próximo aos parques eólicos. A Vestas já fornece 80% do que existe de energia eólica ao RN com a perspectiva do fornecimento chegar aos 90%. “Nós estamos otimistas de que a decisão, que depende de outras questões que serão analisadas pela própria empresa, seja favorável ao nosso Estado”, finalizou a Governadora.
A reunião contou com a presença dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato; e da Tributação, José Airton; do prefeito de João Câmara, Ariovaldo Targino; dirigentes da CTgás, Potigás, Fiern, entre outros dirigentes da empresa.







Seguidores