segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Rio Grande do Norte terá dois atletas nos 18ª jogos Sul-Americanos Escolares

image Na próxima sexta-feira (30), o Rio Grande do Norte recebe pela primeira vez na história o maior torneio escolar da Américas, a 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares para crianças de 12 a 14 anos. O Estado será representado por dois atletas potiguares, Lucas Maciel e Allysson Muniz, da natação e xadrez, respectivamente, que ajustam os últimos detalhes para as competições que serão encerradas no dia 6 de dezembro.

Os atletas do RN são considerados desportistas com boas chances de medalha em nível nacional, fato explicado pela participação e bons resultados dos dois nas suas modalidades. Lucas Maciel, do Colégio Nossa Senhora das Neves, é o atual campeão dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) na categoria 100m peito, e voltou da competição com a quebra do recorde nacional da modalidade. Allysson Muniz, do Complexo Educacional Henrique Castriciano, é o campeão da categoria infantil de xadrez na primeira etapa das Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas (MG), para atletas de 12 a 14 anos.

Lucas, que pela primeira vez participa de uma competição internacional, declarou não sentir nenhuma pressão adicional por competir em casa e acredita que, pelo fato de ser o único potiguar na prova, a torcida será fundamental. “Eu estou tranquilo porque além de a competição ser em casa, será na piscina onde eu treino. Claro que existe a pressão, mas lido bem com isso. Acho que a arquibancada inteira vai ser só para mim. Isso só ajuda”, disse.

A convocação para defender o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares veio após um bom final de semana de competições nos JEBS, em setembro deste ano. Na competição, o estudante garantiu a medalha de ouro nos 100m peito e a de prata nos 50m, especialidades do nadador. Entretanto, a escalação para ser um dos membros da delegação brasileira não era esperada.

“Nos JEBS, quando conquistei a medalha de prata, já tinha ficado muito feliz. Foi quando nadei os 100m peito e acabei vencendo. Foi melhor ainda porque quebrei o recorde e fui escalado para os Jogos. Essa foi a competição que eu mais me preparei na minha vida. A que eu mais treinei. Tudo o que eu fiz dos JEBS para cá, com acompanhamento de nutricionista e treinos de segunda a sábado, das 18h30 às 20h30, foram pensando nesses jogos. Não conheço o nivel dos outros atletas para as provas, mas sei que venho bem forte para a competição”, adiantou.

imageDas águas para a sala de jogos, Allysson Muniz também fez um trabalho de forte preparação para os Jogos Sul-Americanos. Pela primeira vez, o enxadrista participará de uma competição internacional, depois arrastar medalhas de ouro nas disputas que participou como o Campeonato Brasileiro e Jerns. Para os Jogos, o atleta de 14 anos intensificou a preparação, inclusive competindo com jogadores mais experientes. No último final de semana, Muniz foi 3º lugar na categoria absoluto, tendo como adversários mestres do esporte e jogadores adultos.

 “Meu treinamento foi intensificado com a participação no maior número de torneios que pude. No Absoluto no final de semana, fiquei em 3º lugar, mas empatados com os dois primeiros colocados dentro da pontuação do xadrez. Na competição, não vou subestimar nem superestimar ninguém. Vou com humildade e tentar de tudo para tentar trazer uma medalha”, explicou.

Apesar de bem confiante para as disputas, Allysson revelou estar “um pouco nervoso” para os jogos. O atleta declarou que competir em casa não garante maior tranquilidade, mas adiantou pelo fato de não ter que passar pela fase de aclimatação, não sofrer as dificuldades da hospedagem e conhecer os locais de competição ajudam “um pouco”. “Sinto uma pequena pressão negativa por competir em casa em um torneio tão grande, mas estou me acostumando. Não vou achando que serei campeão e venho tratando cada jogo com uma fase independente”, falou.

Seguidores