terça-feira, 27 de novembro de 2012

EXTREMOZ; O desenvolvimento do turismo é uma das prioridades do prefeito reeleito Klauss Rêgo

image O prefeito reeleito de Extremoz, Klauss Rêgo, disse nesta terça-feira, 27, durante entrevista a uma emissora de televisão que o desenvolvimento do turismo no município fazia parte do elenco de suas prioridades, inclusive com incentivos para que Extremoz - que recebe 80% dos dois milhões de turistas que visitam o Rio Grande do Norte -, deixe de ser um destino de turismo de passagem, por meio de incentivos a construção de novos hotéis e pousadas. “Nossa principal atividade econômica é turismo, tanto que no início da nossa gestão formamos mais de 2.000 jovens na área por meio do Prodetur”, disse Klauss.

“Incentivamos também a cultura, que também atrai muitos turistas, por meio de dois grandes eventos que realizamos anualmente: a nossa Festa de Santo Antonio, durante o período junino, considerado a maior de toda a Grande Natal, e o Auto de São Miguel Arcanjo, nosso padroeiro, em setembro, com quase 200 atores do próprio município, que, a exemplo da festa junina, tem atraído muitos visitantes à nossa cidade”, revelou o prefeito.

Klauss disse que havia iniciado o seu primeiro mandato em janeiro de 2009 consciente que Extremoz precisava de ajuda. “Não somente as praias estavam abandonadas. A região urbana e rural também precisava de muita coisa. Mas, conseguimos realizar muito e o melhor: conseguimos mudar a consciência das pessoas que antes vendiam seus votos para políticos que as abandonavam depois de eleitos”, completou Klauss, lembrando que as obras de urbanização da praia de Jenipabu já foram iniciadas.

Balanço

“Fizemos praças, urbanizamos a entrada da cidade, pavimentamos ruas, recuperamos todas as 22 escolas e nove creches do município, inclusive com a capacitação dos professores, construímos Postos de Saúde – antes existiam três e hoje existem 14 -, reabrimos o hospital, com maternidade, quando fazia 18 anos que não nascia uma criança em Extremoz. Para que se tenha uma idéia, hoje somos uma referência na Saúde e a principal prova disso é a procura por nossos serviços por pessoas de outros municípios e até de Natal”, contou o gestor.

Quando o prefeito Klauss Rêgo assumiu a gestão de Extremoz o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) era o pior de toda a grande Natal. Hoje ele está entre os melhores, com 3,6 pontos, bem próximo da média recorde do Nordeste, que é de 3,8 pontos. “No início de 2013 vamos dar início a construção de uma Escola Técnica (IFRN) no bairro Jardins de Extremoz, para 1.500 alunos. Fomos à governadora Rosalba e ela nos atendeu”, informou o prefeito.

O prefeito também falou sobre o desenvolvimento do artesanato de Extremoz, lembrando os vários produtos feitos por meio da fibra da banana, um dos referenciais da região, ao lado do tradicional grude, marca registrada da cidade. “Temos História, somos a primeira vila do Rio Grande do Norte, com importantes registros históricos”, lembrou Klauss.

Política

Sobre sua maior dificuldade quando assumiu a prefeitura, Klauss disse ter sido o fato de ter contra si quase toda a Câmara Municipal de Extremoz. “Enfrentei muita gente em 2008 e o fato de a Câmara ter ficado sempre contra mim, atrapalhou muito. Agora, em 2012 foi diferente porque fizemos a maioria da CME e o desenvolvimento vai ser muito maior”, comemorou o prefeito.

Com relação à eleição do futuro presidente da Câmara o prefeito foi enfático. “Do nosso bloco, seis vereadores eleitos dos 11 existentes, todos são capazes e na hora certa vamos saber que vai ser o eleito”, resumiu Klauss.

O prefeito também confirmou o apoio da governadora Rosalba Ciarlini. “Ela sempre esteve comigo desde a primeira eleição em 2008, assim como estive com ela em 2006 para elegê-la para o Senado, sendo que em Extremoz ela foi à candidata mais votada. Teve algumas dificuldades no seu governo, mas as coisas já estão melhorando”, avaliou Klauss.

Ainda é cedo

O prefeito também respondeu pergunta sobre notícias que vêm sendo publicadas por editorias de políticas de alguns veículos do RN sobre o possível rompimento do seu partido, o PMDB, com a governadora. “Não estou sabendo de nada disso. Não sei se haverá tal rompimento – acho que existe muita especulação - e o momento é de trabalho porque falta ainda dois anos para eleição do governo”, concluiu Klauss, lembrando o Projeto Verão Legal 2013 durante o verão, nas praias do município, que engloba cultura, esporte, saúde, lazer e artesanato. (LS).

Seguidores