sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Sec de Saúde de Assú disponibiliza testes rápidos do vírus HIV, sífilis e hepatite B

A Secretaria de Saúde do município do Assú estará nesta sexta-feira, 1º de agosto, das 8 às 12h, na 11ª DIRED, no Centro de Assú, para que os cidadãos realizem gratuitamente os testes de HIV, sífilis e, ainda, hepatite B.

A ação marcará a implantação do teste rápido para HIV e triagem de sífilis na rede de saúde do município do Assú dentro do conjunto de estratégias que visam a qualificação e a ampliação do acesso da população ao diagnóstico dessas doenças, especialmente em gestantes e populações mais vulneráveis, no sentido de possibilitar o tratamento e medidas de prevenção, em atendimento aos princípios do serviço de saúde.

Nesse contexto, já ocorreu uma formação para profissionais da saúde da atenção básica do município do Assú, com o intuito de capacitar a equipe para realização do teste rápido, acolhimento e aconselhamento no contexto da utilização e dos resultados desses testes, como também para a organização dos serviços com a inserção dos referidos testes na rotina da rede pública de saúde do município no âmbito da atenção básica e da Rede Cegonha.

Além de gratuitos – uma vez que estão inseridos na política de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) – os testes são rápidos, seguros e sigilosos. Além disso, só com os testes é possível ter um diagnóstico para que a pessoa continue se protegendo ou, então, buscar o tratamento necessário.

A ação que conta com as parcerias da secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), será também um momento de distribuição de informações por meio de panfletos com abordagens sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), esclarecimentos e entrega de preservativos.

Ecoar Agência de Notícias

Seguidores