Brasília (DF) - As bancadas do PCdoB e do PPS formalizaram nesta terça-feira (13/11) apoio à candidatura do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves, à Presidência da Câmara Federal para o biênio 2013/2014. Os dois partidos somam 22 deputados federais e almejam o resgate da credibilidade do parlamento junto à sociedade brasileira.
A bancada do Partido Comunista do Brasil, que conta com 13 deputados, recebeu o deputado peemedebista para um almoço nas dependências da liderança do partido na Câmara. Durante a reunião-almoço os parlamentares do PCdoB compartilharam com o Deputado Henrique Eduardo Alves a visão do Partido Comunista do Brasil sobre o parlamento e a necessidade de pensar o Poder Legislativo no futuro. A Deputada Luciana Santos (PCdoB/PE), líder do partido, destacou as qualidades de Henrique que o credenciam para a Presidência da casa: “Além da experiência, Henrique Eduardo Alves tem uma capacidade de articulação política que salta aos olhos. É de fácil acesso, sabe negociar e tem abertura para ouvir”, disse Luciana. Ela também lembrou a lealdade do Deputado Henrique durante todo o processo de votação do Código Florestal – “debate estratégico para o País relatado pelo PCdoB”, ressaltou.
O líder do PMDB, e candidato à Presidência, agradeceu a recepção calorosa da bancada e destacou a importância do apoio que recebeu: ”Ter o PCdoB comigo é muito significativo; é um ato de muita qualidade evidenciado pela história e pelos compromissos do partido com o País.” “O PCdoB tem uma raiz próxima ao PMDB e o partido político é patrimônio dos parlamentares”, ele lembrou. Henrique Eduardo Alves disse que, além da emoção por ser o deputado mais antigo da casa, aspira a Presidência da Câmara pelo compromisso que tem com a instituição e faz uma advertência: “não é uma missão solitária; é um trabalho para todos nós, deputados”.
Apoio do PPS – Os deputados federais do PPS se reuniram com o Deputado Henrique Alves durante a tarde desta terça-feira. O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR) declarou, por meio do sítio do partido na internet, que o apoio a Henrique Alves visa somar forças para resgatar a autonomia do Poder Legislativo.
“Nosso apoio tem como base o compromisso dele com o fortalecimento do Parlamento, com a recuperação de sua independência diante do Executivo e com o resgate da credibilidade junto à sociedade”, afirmou. Bueno disse, também, esperar que os trabalhos da Mesa da Casa sejam democratizados e que haja respeito às representações das minorias.
Com o apoio do PCdoB e do PPS a candidatura de Henrique Eduardo Alves contabiliza três adesões formais de partidos, além do acordo com o PT reafirmado no mês de agosto último. Na semana passada o deputado recebeu a adesão do bloco formado pelo PR, PT do B, PRP, PHS, PTC, PSL e PRTB,formado por 44 parlamentares.
Assessoria de Imprensa