A I Semana de Consciência Negra é uma Parceria entre o Ponto de Cultura e a UFRN.
Encerra-se hoje, 20, a I Semana de Consciência Negra de Boa Vista dos Negros. O evento marca as comemorações em torno do Dia Nacional da Consciência Negra. Uma extensa programação foi organizada e aplicada durante oito dias – de 13 a 20 – onde alunos e professores de várias escolas do município puderam participar para conhecer um pouco mais da cultura Afro-Brasileira.
A proposta do evento foi resgatar a história e a cultura e provocar a comunidade para a participação e o conhecimento das mesmas. Tudo faz parte do projeto“Estratégias para uma Educação Patrimonial em Comunidades Quilombolas do Seridó”, desenvolvido por alunos bolsistas da UFRN.
Maria das Graças, mais conhecida como Preta, é Presidente da Associação da Comunidade Boa Vista e uma das que esteve à frente deste evento. Ela nos contou em entrevista qual a importância deste momento para a valorização da cultura da comunidade.
“Esse é um projeto do Ponto de Cultura Espaço de Resistência da nossa comunidade. Nós tivemos a ideia de montar um túnel do tempo da comunidade contando a nossa história desde o surgimento da Boa Vista até os dias de hoje”.
Hoje, 20, pela manhã a programação engloba a exibição do curta metragem Solte Seus Cabelos. À noite teremos o encerramento com apresentações culturais.
“O nosso objetivo é que a Semana de Consciência Negra passe a fazer parte do nosso calendário de eventos todo ano, porque essa é uma discussão importante”, completou Maria das Graças.
Francisco Medeiros reconhece a importância da realização da I Semana da Consciência Negra: “O debate em torno da valorização das nossas raízes é sempre necessário. Ver que nossas escolas estão participando e buscando apresentar este conteúdo aos nossos jovens desde cedo, levando eles a campo é muito gratificante. É uma oportunidade única e a Prefeitura não poderia deixar de apoiar”.
Coordenadora de Comunicação