O deputado Felipe Maia utilizou a tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (13), para homenagear o delegado Maurílio Pinto de Medeiros Filho, que se aposentou este ano. Conhecido como “Xerife”, Maurílio Pinto dedicou 47 dos seus 70 anos à Polícia Civil do RN e hoje é um dos nomes mais respeitados na área de segurança pública do estado.
De acordo com o parlamentar, o delegado teve atuação importante na tentativa de reduzir os altos índices de criminalidade no Brasil, um dos grandes gargalos do país. Por 21 anos Maurílio Pinto ocupou o cargo de chefe da Polícia Civil no estado. O delegado também foi subsecretário e secretário adjunto de Segurança Pública.
“Deixo minha admiração ao cidadão que dedicou sua vida a proteger o norte-riograndense e a melhorar a segurança do estado. O Xerife deixa os quadros da Polícia Civil com o sentimento de dever cumprido e nós com o sentimento de gratidão pela dedicação à polícia do RN”, comentou Felipe Maia.
O delegado recebeu, recentemente, homenagens da Câmara Municipal de Natal e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
Sobre Maurílio Pinto: Nasceu em Pau dos Ferros. Filho de policial, aos 16 anos começou a trabalhar como motorista de viatura, na cidade de Patú. Em 1964 foi contratado pela polícia. Formou-se como bacharel no curso de Direito, em 1975, e logo após a formatura foi exercer o cargo de coordenador de Polícia da capital.