sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN realiza primeira reunião de articulação

image A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN realizou, nesta sexta-feira (09), a primeira reunião de articulação para assuntos de interesse das mulheres. A titular da nova pasta, Teresa Freire, se reuniu com integrantes do Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência Contra as Mulheres (Mulheres Seguras), executado pela Confederação Nacional dos Municípios, que a partir de agora contará também com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria.

"Essa é uma ação que vamos fortalecer e apoiar, pois um dos eixos da Secretaria é o enfrentamento e o combate a violência contra as mulheres. Vamos acompanhar, visitar os municípios que participam; queremos trabalhar de forma intersetorial com os projetos estaduais e de movimentos sociais", explicou a Secretária.

O Projeto Mulheres Seguras conta com financiamento da União Européia e contempla os municípios de Santana do Matos, como proponente, Caicó, Florânia, Parelhas e Jucurutu. No Brasil, além do Rio Grande do Norte, apenas Pernambuco teve um grupo de municípios selecionado para participar do projeto."Esse é um projeto piloto com o objetivo de preparar e estruturar uma rede de enfrentamento e combate a violência contras mulheres em municípios de pequeno porte com registros de violência, fora da região metropolitana, mas com uma estrutura mínima para atendimento", disse Socorro de Almeida, articuladora do Projeto e Secretária Executiva do Programa Objetivos do Milênio.

Até o momento o Projeto selecionou um agente de desenvolvimento local, realizou uma oficina de pactuação metodológica e um levantamento sobre os equipamentos disponíveis para o atendimento das mulheres e a partir de agora se concentra na consolidação da rede.

“Como Secretaria queremos melhorar a qualidade de vida feminina, fortalecendo as políticas públicas que facilitem o acesso a proteção, lazer, saúde, trabalho, para permiti-las se cuidarem, terem uma vida digna”, ressaltou a Secretária.

Participaram do encontro representantes dos municípios onde o Projeto se desenvolve e de Serrinha dos Pintos, a Secretária da Juventude, Divaneide Basílio, o Vice-Prefeito de Currais Novos, João Gustavo, a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Melayne Macedo, e a Diretora do Sinte/RN, Juciana Mirna.

Receba as notícias do Blog por email

Seguidores