Após três meses de intensa preparação, o potiguar Jussier “Formiga” da Silva (Kimura/Nova União) tem outro importante desafio pela frente. Depois de bater o peso de 57 quilos nesta quinta-feira (28), o peso mosca número 1 do Brasil sobe mais uma vez no ringue para defender o cinturão no Shooto 31, evento que será disputado nesta sexta-feira (29), no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, a partir das 20h. Formiga encara Junior Abedi no co-evento principal da noite na disputa.
No combate, Formiga tentará ampliar a sequência invicta que o levou ao status de principal lutador da divisão do país. Após a derrota para Ian McCall em fevereiro de 2011, o lutador já passou por Mamoru Yamaguchi por decisão unânime dos árbitros e soma três finalizações seguidas sobre Michael Willian Costa, Rodrigo “Índio” Santos e Martin Coria, esta última disputada no último dia 18 de março deste ano.
A luta entre Jussier Formiga e Junior Abedi seria realizada no último dia 2 de junho, mas foi adiada. Com quase um mês a mais de preparação na bagagem, Formiga destacou a boa forma física e os treinamentos que passaram por etapas na Nova União, equipe liderada por Dedé Pederneiras no Rio de Janeiro, e na Kimura, no Rio Grande do Norte, time comandando por Jair Lourenço.
Para o camp, o potiguar contou com o trabalho do preparador físico Thiago Macedo, que trabalha com os atletas Renan Barão e Rony Markes, e o apoio dos colegas de treino como o próprio Renan Barão, Dudu Dantas, Johnny Eduardo e Marlon Sandro. O destaque da preparação foi o jogo de luta de boxe, além do reforço no muay tai. “Podem esperar um Jussier bem versátil para a luta. Um cara que vai trocar, um cara que se rolar o jiu-jitsu vai para o chão. Estou com algumas cartas na manga para essa luta para surpreender um pouco”, adiantou o lutador.
Sobre o adversário desta sexta-feira, Jussier enfatizou conhecer o estilo de luta de Abedi, que já derrotou o companheiro de treinos Aquiles Campos. “Tecnicamente ele é um cara bom, que vem da luta livre, do jiu-jitsu e espero um bom combate. Já vi algumas lutas dele e vi que troca bem, gosta de fazer grappling, gosta da luta agarrada. Acho que a gente vai lá mostrar um grande show para o público de Brasília”, comentou.
O Shooto 31 será transmitido ao vivo pelo Canal Combate, da TV fechada, a partir das 20h, horário de Brasília.