quinta-feira, 20 de março de 2014

Espetáculos gratuitos marcam comemoração dos 110 anos do Teatro Alberto Maranhão

image Apresentações de dança, teatro e música compõem a programação de aniversário do TAM, de 26 a 29 de março.

A Cia. de Dança do TAM abre a programação festiva do Teatro Alberto Maranhão, que no dia 27 de março completa 110 anos. A mais premiada companhia de dança do RN apresenta o espetáculo Rio Cor de Rosa, do coreógrafo Clébio de Oliveira, na próxima terça-feira, 26, a partir das 20h. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na bilheteria. O TAM recebe Orquestra Sinfônica do RN (quinta, 27), abrindo a temporada 2014 de concertos oficiais, o espetáculo infantil Titina e a Fada dos Sonhos (sexta, 28) e, no sábado, 29, o jazz toma conta do teatro com a apresentação da SESI BIG Band.  

Rio Cor de Rosa é o mesmo espetáculo que seguiu viagem pela região Nordeste em 2013, por ter sido contemplado com o Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna. A CDTAM circulou pelas cidades de Recife, Caruaru, Arcoverde, João Pessoa, Campina Grande, Macau, Caicó, Currais Novos, Olinda, Crato e Fortaleza. Fundada há 16 anos, sob a direção artística da coreógrafa Wanie Rose, a companhia desenvolve um trabalho com base na dança contemporânea e acumula cerca de 80 prêmios, além de viagens internacionais. O berço desse importante grupo é a Escola de Dança do TAM, ligada à Fundação José Augusto e Secretaria Extraordinária de Cultura (Governo do RN). 

O Teatro Alberto Maranhão foi inaugurado em 1904 com o nome Carlos Gomes. Após algumas reformas e mudanças administrativas, o teatro foi renomeado, em 1957. Originalmente, foi construído sob a forma de chalé e, devido ás modificações arquitetônicas sofridas várias vezes, hoje sua arquitetura é classificada como eclética, por conservar características neoclássicas, entre outras. A casa centenária que abriga diversas manifestações culturais foi contemplada pelo programa PAC/Cidades Históricas (Governo Federal) e será reformada em breve, com recursos na ordem de R$ 14 milhões.

Seguidores