terça-feira, 11 de março de 2014

Na AMSO, prefeitos discutem segurança e recursos hídricos com Ministro Garibaldi e deputados

imagePrefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental-AMSO se reuniram na tarde desta segunda-feira (10), na sede do órgão em Currais Novos, para discutir segurança pública e recursos hídricos e buscar ideias e soluções para estes problemas. A reunião contou com a participação do Ministro Garibaldi Filho (Previdência Social), dos deputados estaduais Ezequiel Ferreira e Nelter Queiroz, do deputado federal João Maia, e do ex-prefeito Zé Lins. O presidente da AMSO, Prefeito Izaías Cabral, de Acari, afirmou que “a solução para os problemas na segurança depende do esforço de todos, e que se deve cobrar soluções às autoridades maiores”. “Estamos aqui representando mais de 200 mil habitantes do RN e temos que trabalhar unidos para buscarmos as ações que desejamos”, afirmou o prefeito. O encontro contou com debates dos delegados da polícia civil, Antônio Pinto (Currais Novos, Cerro Corá e Lagoa Nova), Paoulla Maues (Santana do Matos, Bodó e São Rafel), e Francisco das Chagas Carvalho (Jucurutu). “A polícia civil está quase minguando no interior do Rio Grande do Norte (...) falta de tudo”, disse o delegado Antônio Pinto, enumerando as dificuldades enfrentadas pela corporação em Currais Novos. Drª Paoulla apresentou dados da segurança no RN. Em 1996 o RN era considerado um dos estados mais seguros do país e, atualmente, se configura como a unidade federativa que apresenta um dos maiores índices de assassinatos, com mais de 1.500 em 2013. “Falta união e integração de todos para buscarmos soluções para este problema”, afirmou. 

         Anfitrião do evento, o prefeito Vilton Cunha comentou sobre o convênio realizado pela Prefeitura Municipal com a secretaria de segurança pública do Estado para ajuda no custeio das polícias, que também conta com apoio da CDL Currais Novos. “Segurança é dever do Estado, mas estamos trabalhando em parceria com as políticas para buscarmos soluções que tragam benefícios para nossa população”, disse. “São grandes as dificuldades no RN, principalmente na segurança que hoje é considerada a segunda maior preocupação do brasileiro”, finalizou o prefeito. O deputado João Maia afirmou que “segurança tem que ser uma política de estado, não de governo”, e lamentou a interiorização das drogas e o desaparelhamento das polícias. Participaram do encontro na AMSO os prefeitos de Bodó (Francisco Santos), Carnaúba dos Dantas (Sérgio Eduardo), Cerro Corá (Raimundo Marcelino), Cruzeta (Erivanaldo Aquino), Equador (Noeide Clemens), Lagoa Nova (João Maria Assunção), Santana do Matos (Lardjane Ciríaco), Santana do Seridó (Adriano Gomes), São Vicente (Joci Lins) e Tenente Laurentino Cruz (Francisco Dantas), além de diversas autoridades políticas da região.

RECURSOS HÍDRICOS

         O abastecimento das cidades em colapso e as que estão enfrentando dificuldades na distribuição d’água, também pautou a reunião da AMSO nesta segunda-feira. O deputado estadual Ezequiel Ferreira afirmou que no RN existem cerca de 700 poços perfurados e não instalados, e que estes seriam uma alternativa para amenizar o sofrimento de diversas comunidades rurais. Sobre o abastecimento de Currais Novos, Ezequiel afirmou que “Currais Novos é a única cidade de médio porte do Estado que não é atendida por um grande programa adutor”, e lembrou que soluções estão sendo discutidas para benefício da população do município. O representante da bancada federal, João Maia comentou sobre a situação dos principais reservatórios do Estado, e disse que caso não chova, poderá haver uma “calamidade absoluta”. “Temos que nos unir para pedirmos ações emergenciais ao governo federal”, disse. O ministro Garibaldi Filho (Previdência Social), se colocou à disposição dos prefeitos para ajuda-los a buscar recursos junto ao Governo Federal que tragam melhorias no abastecimento de seus municípios. Garibaldi, ao se referir sobre a segurança pública no país, lembrou que “o poder público demorou a despertar sobre esse problema”, e disse que a situação é grave. O ministro aproveitou a oportunidade para destacar a visita ao Seridó nesta segunda-feira, quando participou pela manhã em Caicó, da inauguração da Composição Adjunta da 27ª Junta de Recursos da Previdência Social, que realizará julgamentos em primeira instância de processos administrativos protocolados pelos segurados contra decisões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Seguidores