Em reunião dia 17 de novembro, o PT de Acari concluiu sua avaliação sobre o processo eleitoral de 2012 e fez projeções para a atuação política nos próximos anos. Após várias análises, os membros concluíram que a população, através do sufrágio universal, decidiu que o PT ficaria na oposição. Contudo, o partido sempre pautou sua estratégia de ação deixando claro ser uma oposição responsável, a oposição é ao governo e não à cidade e à população. Esta atitude ficou clara quando o PT, mesmo não tendo êxito no processo eleitoral, deliberou em favor de requisição de emenda parlamentar para a construção da nova sede da Biblioteca Pública Municipal, projeto construído internamente e que é o primeiro passo para a implementação da Rede de Leitura.
Para conduzir as ações partidárias e representar o partido na oposição, foi escolhido o nome de Marcelo de Manduca, professor, educador social, ex-candidato a vice-prefeito. A escolha foi baseada no seu desempenho durante o período eleitoral e na sua capacidade para assumir a gestão pública, algo que ficou mais nítido agora, após a visibilidade conquistada no período eleitoral.
Outro ponto discutido foram as novas filiações. O PT decidiu que sua plenária de filiação ocorrerá entre dezembro deste ano e janeiro de 2013, onde serão discutidos com os novos filiados o projeto partidário, seus princípios, suas áreas principais de atuação e a participação nas lutas.
Também ficou decidido que será realizada uma reunião com a atual e futura bancadas de vereadores do grupo político que se uniu durante a campanha para expor os projetos deliberados pelo partido. O objetivo principal é conquistar apoios para a implementação das propostas do PT e construir uma pauta comum dentro do grupo político.
Foi aprovada ainda uma carta de agradecimento ao deputado Vicentinho (PT/SP), por atender à reivindicação do PT acariense e destinar R$ 250.000,00, através de emenda parlamentar, para a construção da nova sede da Biblioteca Pública Municipal. Assessoria