sábado, 3 de março de 2012

Governo melhora serviços do Hospital Regional Tarcísio Maia

image O Governo do Estado conseguiu transformar o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, saindo de um quadro com pacientes internados nos corredores para uma unidade hospitalar mais humanizada e com atendimentos de qualidade. Os próprios usuários atestam essa afirmação em pesquisa realizada pela diretoria-geral. Os itens avaliados vão desde o acolhimento ao serviço de nutrição ofertado na unidade regional. O trabalho realizado ao longo de 2011, segundo o diretor-geral Ney Robinson, foi com vistas à melhoria do atendimento e reconquistar a credibilidade do Tarcísio Maia na região. Ele afirmou que as mudanças sugeridas e acatadas pela governadora Rosalba Ciarlini são importantes para a população.
O diretor-geral do HRTM informou que dos cinco pontos definidos como primordiais à melhoria dos serviços, três já estão em prática: criação de leitos de retaguarda, humanização do tratamento de pacientes e intercâmbio inter-hospitalar. Ele disse que com a efetivação dos dois últimos pontos, o HRTM elevará, ainda mais, a qualidade do atendimento ofertado à população. Trata-se da criação de salas de estabilização nos hospitais regionais e uma política de investimento e capacitação contínua.
Ainda segundo Ney Robson, a criação de leitos de retaguarda desafogou o HRTM. Ele disse que pacientes de outras cidades, que eram transferidas para o hospital regional de Mossoró, foram encaminhadas para ás unidades regionais próximas aos seus municípios de origem, onde passaram a receber tratamento com acompanhamento da família. “Isso também inclui o tratamento humanizado, já que o paciente fica mais perto da família”, informou. Para essa ação, ele disse que 50 leitos de retaguarda foram criados para atender a demanda regional.
O terceiro ponto, o intercâmbio inter-hospitalar, envolve todas as unidades regionais. “Esse intercâmbio ocorre diariamente através do médico coordenador do Pronto-Socorro do HRTM e essa ação possibilitou que esvaziássemos os corredores do hospital. Há quatro meses que não temos mais pacientes internados nos corredores”, comentou.
Para o diretor-geral do HRTM, a criação das salas de estabilização nos hospitais regionais será importante peça no atendimento imediato aos pacientes. “Será onde os pacientes serão atendidos em ambientes adequados e só serão encaminhados em caso de urgência e transferidos para os hospitais de referência”, disse.
Todas as propostas foram apresentadas em reunião na II Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), sediada em Mossoró e das quais, reafirmou Ney Robson, o Governo do Estado acatou três de imediato.
Com relação às mudanças no HRTM, Ney Robson disse que o novo modelo de gestão no Pronto-Socorro foi o ponto primordial. “Realmente foi a diferença e fez com que o paciente seja atendido de forma mais rápida e eficiente. Temos um médico diarista e um médico coordenador do Pronto-Socorro para dar agilidade no atendimento”, disse.
Avanços garantidos pelo Governo:
. Implantação da Central de Imagem e Apoio ao Diagnóstico
. Aquisição de microcomputadores e impressoras
. Aquisição de equipamentos modernos de bioquímica, urinálise, coagulometria, inogometria e manutenção preventiva e corretiva
. Aquisição de aparelhos de osmose reversa que possibilita maior rapidez na produção e maior segurança
. Ampliação do Pronto-Socorro masculino com aquisição de novos leitos, cadeiras para acompanhantes, divisória entre os leitos e macas, além de melhoria na instalação física
. Resolução parcial da climatização de alguns setores do hospital, com aquisição de centrais de ar
. Realização de capacitações temáticas de servidores
. Implantação de implementação de Comissões Técnicas
. Reprogramação da FPO (tomografias) com ampliação do teto
. Implantação do serviço de Telemedicina
. Implantação dos colegiados das clínicas e pronto-socorro que auxiliam na solução de problemas
. Implementação do Núcleo de Saúde do Trabalhador
. Implantação da Coordenação Médica e de Enfermagem no pronto-socorro
. Implantação do Cartão SUS no Pronto-Socorro Assessoria

Seguidores