Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco serão os próximos estados a receberem as oficinas de orientação sobre o Prêmio Agente Jovem de Cultura. A atividade, voltada para representantes de instituições e coletivos culturais, Pontos de Cultura e realizadores culturais em geral, tem por objetivo informar aos interessados sobre o processo de inscrição no edital, que irá contemplar 500 projetos, realizados por jovens com idades entre 15 e 29 anos, de todo o Brasil, que atuam e trabalham em suas comunidades com ações culturais.
Neste sábado, 31 de março, às 14h, a oficina acontece no Centro Pastoral João Correia de Aquino, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Em Alagoas, as atividades acontecem na terça-feira, 3 de abril, às 15h, na sede da Fundação Municipal de Ação Cultural, em Maceió; e na quarta-feira, 4 de abril, às 10h, no Centro de Apoio Integral II, em Arapiraca, e ainda no dia 4, às 16h, na Casa de Aposentadoria, em Penedo. Já no dia 9 de abril, o encontro será às 19h, no Colégio Nóbrega, no Recife (PE). Confira abaixo a agenda de oficinas do Prêmio Agente Jovem de Cultura.
Não é necessário inscrever-se para participar da oficina.
Prêmio Agente Jovem de Cultura
A premiação contemplará ações voltadas para as áreas de Comunicação, Articulação e Mobilização Cultural, Cultura e Tecnologia, Pesquisa, Acervo e Diálogos Intergeracionais no Campo da Cultura, Formação Cultural, Produção e Expressão Artística e Cultural, Intercâmbios e Encontros Culturais, e Cultura e Sustentabilidade, divididas em três categorias. Serão 100 prêmios para a categoria Jovem adolescente (15 a 17 anos), 200 para a categoria Jovem (18 a 24 anos) e outros 200 para a categoria Jovem adulto (25 a 29 anos).
O Prêmio Agente Jovem de Cultura é desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República/Secretaria Nacional de Juventude e os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Saúde (MS).
O edital está disponível para download no www.cultura.gov.br/culturaviva.