segunda-feira, 26 de março de 2012

Seca no sertão do Cabugi causa preocupação

image A seca que atinge alguns estados da região Nordeste também é sentida no Rio Grande do Norte, especificamente na região Central do Estado. Na Zona Rural do município de Lajes o assentamento 3 de agosto é um dos que sofrem atualmente com a falta de chuvas.

Na última sexta-feira (23) o prefeito da cidade, Benes Leocádio, acompanhado do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes, César Militão, visitou o assentamento e constatou que se não houver incidência de chuvas nos próximos dias a produção na comunidade poderá sofrer um abalo significativo. “Com a falta de chuvas no sertão, não haverá safra e os animais, que já estão sentido os efeitos da seca, poderão morrer”, alertou o presidente do Sindicato dos Produtores, César Militão.

O prefeito Benes Leocádio disse que a situação é preocupante na região. Ele informou que tomará medidas para amenizar o sofrimento do homem do campo. “Iremos fazer uma reunião com o nosso secretariado e desenvolver um plano de ação para aquela comunidade”, resumiu o prefeito de Lajes.

Nordeste

Chega a 158 o número de cidades baianas em situação de emergência por causa da seca que atinge a região Nordeste. A informação foi confirmada pelo Diário Oficial da Bahia na última semana. Mais de dois milhões de pessoas estão sendo afetadas.

No Piauí, 54 cidades se encontram em estado de emergência e mais de 90% das safras de feijão e milho do estado foram perdidas com a seca. “Não podemos atingir esses números. O nosso Governo e as prefeituras locais precisam fazer algo para frear esses dados preocupantes. Ou fazemos algo pelo setor rural, ou poderemos perder safras e rebanhos inteiros”, finalizou César Militão.

por Ecoar

Seguidores