quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pioneiro no Rio Grande do Norte, projeto “Umbus do Trapiá” é implantado em seis comunidades rurais do Assú

Além de contribuir com a suplementação alimentar dos comunitários (300 famílias), o projeto, tenciona, com a implantação de 6.000 mudas, minimizar os efeitos causados ao meio ambienta pelo desmatamento desordenado da região.

A Prefeitura do Assú, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e com o apoio técnico da Emater / Assú, lançou nesta quarta-feira, 31, o projeto comunitário denominado “Umbus do Trapiá”, a ser implantado na comunidade rural do mesmo nome.

Pioneiro no estado, e provavelmente no Brasil, o projeto, que beneficiará inicialmente 300 famílias das comunidades de Trapiá, Nova Trapiá, Quixabeirinha, Galho Caído, Pau D’arco e Patativa do Assaré, consiste na concessão de cesta básica às famílias necessitadas e que atendam os critérios preestabelecidos, entre eles o compromisso plantar e cuidar de 20 mudas de umbu em duas etapas: dez no primeiro ano e o restante no ano seguinte.

Durante a solenidade de instalação do projeto, ao discursar em nome das comunidades, o agricultor e morador do Trapiá, Edilson Sobral, visivelmente emocionado, se reportou ao projeto dizendo: “O projeto “Umbus do Trapiá” pode se tornar o projeto de vida de cada um de nós. É algo jamais visto na região”, emocionou-se. “Queremos agradecer a prefeitura por esse projeto, que sabemos, irá beneficiar a todas as famílias da comunidade e de outras que aqui estão, não só como fonte de renda mais também contribuindo com o meio ambiente, recuperando a floresta que é a mãe natureza”, enfatizou. “Somos todos gratos aos que trouxeram esse projeto até nós e aos que vão nos ajudar com a manutenção e orientação técnica. Refiro-me a prefeitura, ao prefeito Ivan Júnior, aos secretários e a Emater”, concluiu Cabral.

por Leonardo Sodré

Seguidores