sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Autoridades abrem Jogos Escolares da Juventude de Natal

image Na noite desta quinta-feira (05), foram abertos oficialmente os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, etapa para jovens de 12 a 14 anos. A cerimônia de abertura foi realizada no ginásio Nélio Dias, na zona Norte, e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do secretário de Esportes e Lazer de Natal, Luiz Eduardo Machado, Edgar Huber, do Comitê Olímpico Brasileiro e diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, entre outras autoridades. Os jogos são o maior evento estudantil esportivo do Brasil e nessa edição reunirá cerca de cinco mil alunos-atletas de todo o país.

Abertura começou com a apresentação do espetáculo “Gonzagando”, da Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM). Dançarinos fizeram uma homenagem ao músico Luiz Gonzaga, dançando suas músicas e fazendo uma fusão entre as danças contemporâneas, típicas da Cia, e as populares, ligadas e desenvolvidas através dos ritmos incorporados à cultura pelo Rei do Baião.
O mestre de cerimônia, o ex-jogador de vôlei Antônio Carlos Gouveia, o Carlão, campeão olímpico de 1992, fez a apresentação das delegações - 26 estados, Distrito Federal e Natal - e após entoação do Hino Nacional, deu prosseguimento à solenidade com os juramentos do atleta e do árbitro.
A governadora declarou abertos os Jogos Escolares da Juventude enfatizando a importância do esporte na vida de cada um e declarando que “não há maior autoridade presente no ginásio hoje do que a juventude representada por todos vocês. O espírito de competição deve permanecer, mas também espero que vocês criem laços e amizades através do esporte”.
Na abertura, o ministro Aldo Rebelo declarou: “Espero que vocês sejam felizes nestes jogos escolares. Que eles sirvam de aprendizado para o esporte, para a convivência e, sobretudo, para a vida. Contem conosco porque o Brasil continuará ajudando a formar novos atletas”.
Um dos momentos mais aguardados por todos foi o acendimento da Pira. Após o revezamento da tocha, a medalhista olímpica Mayra Aguiar (Judô) acendeu a chama e abriu oficialmente os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013.
Ao final da cerimônia o público pode desfrutar do show da banda potiguar Uskaravelhos, que agitou o ginásio com um tributo à banda Legião Urbana.
Além das autoridades presentes no evento, atletas olímpicos também prestigiaram a cerimônia de abertura. O potiguar Vicente Lenílson (atletismo), Fabíola Molina (natação), Mariany Nonaka (tênis de mesa), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Antoine Jaoude (luta), Daniel Paiola (badminton), Renato Rezende (ciclismo) e Antônio Carlos Moreno (vôlei), vão atuar como embaixadores das competições, compartilhando as experiências adquiridas nos anos de atividade no esporte e servindo também como espelho para os futuros atletas.
Jogos Escolares
A edição natalense dos Jogos Escolares da Juventude, etapa de 12 a 14 anos, bateu recorde de inscrições. Ao todo, estão participando cerca de cinco mil alunos-atletas, que disputarão em 13 modalidades: atletismo; badminton; basquete; ciclismo; futsal; ginástica rítmica; handebol; judô; luta olímpica; natação; tênis de mesa; vôlei e xadrez.  
A delegação do estado do Rio Grande do Norte conta com 159 atletas de 47 escolas de 10 cidades potiguares, que são: Apodi, Caicó, Cerro Corá, Currais Novos, Goianinha, Lagoa Nova, Lucrécia, Natal, Parnamirim e Touros.
Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com Ministério do Esporte e Organizações Globo, patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Natal.










Seguidores