Mesmo sem saber ler, crianças escolhem quais histórias querem ouvir com o auxilio dos pais
Com o título de “Viajando pela Leitura”, um novo projeto de ensino-aprendizagem dos Estágios IV e V, da Educação Infantil, tem dado o que falar na Escola Lápis de Cor. Cada aluno trouxe de casa um livro com historinhas e todas as terças e quintas-feiras eles levam para casa um livro de outro colega, numa espécie de revezamento. Para completar, o rodízio dos livros prevê a participação dos pais, já que os alunos dessas turmas ainda não sabem ler (eles têm somente 4 e 5 anos, respectivamente).
De acordo com a coordenadora do Ensino Infantil da ELC, Luciana Fortunato, o “Viajando pela Leitura” aproxima ainda mais os pais das crianças já que esse é o momento de contação de histórias na família. Além disso, como os estudantes estão em fase de pré-alfabetização, esse acolhimento familiar favorece o estímulo à leitura.
Na Escola Lápis de Cor o contato com o mundo das letras começa mais cedo. Durante o ano, vários eventos são realizados no sentido de se estimular a leitura. Em 2013, por exemplo, já aconteceu a Feira do Troca-troca do Livro com alunos de toda a Escola. Durante um movimento cultural, personagens da literatura infantil percorrem as salas de aula convidando as turmas a frequentarem ainda mais a biblioteca.
No Ensino Fundamental, há o concurso do Maior Leitor do Mês, realizado por série. E no Ensino Infantil acontece a recorrente vivência de sala de aula na biblioteca especializada para as turmas desse nível escolar. Na Escola Ampliada, os alunos que ficam em tempo integral na ELC estão descobrindo valores sociais também a partir de clássicos da literatura internacional, como Pinóquio e o Soldadinho de Chumbo.