quarta-feira, 16 de maio de 2012

Eventos Marcam a Semana de Luta Antimanicomial em Parelhas - RN

image O Centro de Atenção Psicossocial de Parelhas – CAPS – promoveu hoje (16) uma manhã de descontração para os usuários com a realização do CARNACAPS, o carnaval fora de época do centro. O evento aconteceu em um sítio, próximo a Barragem Boqueirão. Usuários, parentes dos usuários, funcionários do CAPS e do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família – compareceram a festa que teve o apoio da Prefeitura Municipal.

O evento faz parte da programação da semana de mobilização da Luta Antimanicomial, que encerrará sexta-feira, dia 18, com uma caminhada que sairá do CAPS as 16H00MIN, percorrendo as principais ruas da cidade com encerramento na Casa de Cultura, com a realização de exposições de artes produzidas pelos usuários.

A Luta Antimanicomial acontece em todo o país e pretende reivindicar a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas. O Centro de Atenção Psicossocial de Parelhas, apesar de não ser especializado em casos de dependência química, acaba por atender alguns usuários como esses por falta de leitos nos centros especializados do RN.

Esta semana, o Prefeito de Parelhas, Professor Francisco Medeiros, participa da XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.  Este ano, um dos temas debatidos é o combate ao crack. O prefeito Francisco deu seu depoimento na tarde de ontem, durante o Seminário Nacional: Os Municípios Protagonistas no Enfrentamento ao Crack, e destacou o trabalho do CAPS em Parelhas: “Nosso CAPS atende mais de 148 usuários por mês, a maioria com problemas com crack. Nossa equipe multidisciplinar tenta atender os 21mil habitantes, pois na região do Seridó com 54 municípios, só existe um CAPS 3 em Caicó que não consegue atender a demanda.

Seguidores