quinta-feira, 24 de maio de 2012

Governo pede apoio ao ministro Crivella para aumentar produção de pescado

image A governadora Rosalba Ciarlini levou uma comitiva do Governo e de produtores, nesta quarta-feira, 23, ao ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, para pedir apoio ao aumento da produção de pescado no Estado. Atualmente o RN produz duas mil toneladas somente de tilápia. O Governo quer produzir seis vezes mais, nos próximos dois anos.

        Para alcançar essa meta, o secretário de Estado da Agricultura e Pesca, Betinho Rosado, propôs a construção de estações de alevinos nas Barragens Armando Ribeiro Gonçalves (o segundo maior reservatório do Nordeste), no Vale do Açu, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos de água; e Santa Cruz (a segunda maior em volume de água no Estado), com 600 milhões de metros cúbicos, no Vale do Apodi. O ministro Crivella concorda com o uso das águas dos reservatórios para esse fim e prometeu apoiar o projeto do RN, convidando o Governo do Estado a fazer parte da comitiva que na primeira semana de julho vai visitar Israel para conhecer as mais avançadas técnicas de piscicultura do mundo.

        A delegação potiguar que contou com a presença do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Itamar Rocha; e Abraão Lincoln, da Confederação Nacional de Pescadores, também solicitou atenção especial para a carcinicultura e pesca da lagosta.  O Rio Grande do Norte é o segundo maior produtor de camarão cultivado do país, com 25 mil toneladas. Quanto a lagosta, a produção hoje está em duas mil toneladas, pois sofreu uma queda significativa por causa das licenças ambientais. Mais da metade das 460 licenças solicitadas ao IBAMA foi retida no ano passado. O Governo teme que a dificuldade na liberação dessas licenças se repita e os barcos que voltam ao mar no dia primeiro de julho, com o fim do período do defeso, sejam impedidos da pesca.

        A Governadora saiu da audiência confiante que o setor de piscicultura do RN vai ter os pleitos atendidos, destacando a importância do terminal de pesca, em fase de conclusão. Rosalba convidou o ministro para a abertura da feira internacional do camarão, no próximo mês, em Natal. “Reconhecemos o potencial do RN. Por isso queremos essa parceria”, completou Crivella.

Seguidores