quinta-feira, 31 de maio de 2012

Senadores cobram redução de juros para o setor agrícola

Com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a taxa Selic de 9% para 8,5% ao ano, senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) cobraram do governo a redução dos juros dos financiamentos agrícolas.

– Conclamo todos os pares desta comissão para que façamos um movimento junto ao governo para que agora, no lançamento do plano safra, que deve acontecer no mês de junho, o governo venha com uma boa notícia para o setor, de pelo menos 0,5% [de redução dos juros]. O ideal seria 1% [de redução], mas temos que buscar isso, porque o nosso produtor é aquele que tem feito a diferença no nosso país – disse Sérgio Souza (PMDB-PR), em reunião da CRA nesta quinta-feira (31).

Para o parlamentar, o resultado positivo da balança comercial brasileira e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país resultam de avanços do agronegócio, que faz jus a programas de crédito com encargos menores.

Waldemir Moka (PMDB-MS) e Ana Amélia (PP-RS) também apoiaram a redução das taxas cobradas do setor rural dos atuais 6,75% para 5,75% ao ano.

– Esses juros de 6,75 são ainda do tempo em que a taxa Selic era de 19% ao ano – disse Moka.

Para discutir o custo do dinheiro nos financiamentos de custeio e de investimento na safra 2012 e 2013 e os juros praticados no setor agrícola, os senadores aprovaram requerimento para realização de audiências públicas com autoridades do governo federal.

Agência Senado

Seguidores