quarta-feira, 30 de maio de 2012

Estudantes do conjunto Gramoré recebem a Caravana da Saúde Escolar

A Caravana da Saúde Escolar está, nesta semana, no conjunto Gramoré, na zona norte da cidade. O projeto está realizando exames e consultas de saúde vocal, visual e auditiva com alunos e professores da Escola Municipal Maria Dalva Bezerra, onde fica até a próxima sexta-feira (01).

Na semana anterior à chegada dos especialistas, a escola recebeu a visita da equipe pedagógica do projeto, para a preparação dos gestores e organização dos exames. Na escola, que possui 594 alunos matriculados, serão oferecidos 300 atendimentos.

“A equipe nos preparou antes sobre como seria toda a execução, para que fizéssemos fazer um trabalho de divulgação com os pais e de triagem com os alunos e dar prioridade aos casos mais urgentes. E os estudantes que os professores percebiam que apresentavam dificuldades de visão ou audição em sala poderão ser atendidos em sua totalidade”, destaca a vice-diretora da escola, a professora Verônica de França.

O projeto


A cada semana, uma escola diferente recebe a visita de uma equipe médica, munida de todos os equipamentos necessários para realizar os atendimentos dentro da instituição. Aos professores são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas e exames de laringoscopia e espectrografia vocal. Aos alunos, consulta com oftalmologista, fonoaudiólogas e otorrino, exames de audiometria, otoscopia, tonometria, auto refração computadorizada e testes de acuidade visual.

Além de exames e consultas com especialistas, a Caravana da Saúde Escolar conta ainda com o trabalho de contrapartida do Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), que disponibiliza, quando necessário, também exames complementares e cirurgias a todos os profissionais e alunos atendidos. 

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), seu principal objetivo é contribuir na diminuição da repetência e evasão escolar, através do diagnóstico precoce, tratamento e cura de distúrbios auditivos, vocais e visuais e melhora da qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional.


Serviço

Escola Municipal Maria Dalva Bezerra

Rua Barueri, nº 270, conjunto Gramoré (em frente ao prédio da Caern).

Seguidores