terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Professora do Centro de Educação apresenta trabalho sobre autismo em evento internacional

Professora Débora Nunes - estudos sobre autismo(Foto: Arquivo Agecom )

A professora Débora Regina de Paula Nunes, do Centro de Educação da UFRN, participou em São Paulo do encontro de cientistas e pesquisadores que desenvolvem trabalhos sobre o autismo, no evento Escola São Paulo de Ciência Avançada: Avanços na Pesquisa e no Tratamento do Comportamento Autista (ESPCA Autismo).
O encontro foi realizado neste mês de janeiro, entre os dias 9 e 13, com representantes, cientistas e pesquisadores de centros e universidades do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Noruega e Espanha que desenvolvem trabalhos sobre o autismo, uma disfunção global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo.
Os cientistas trataram de temas relacionados ao diagnóstico, tratamento e ensino para os portadores do autismo, com ênfase nas áreas de análise de comportamento, genética e medicina molecular. A professora Débora Regina de Paula Nunes apresentou seus estudos mais recentes sobre comunicação alternativa e ampliada em pessoas com transtornos do autismo.
Durante as apresentações no ESPCA Autismo, os participantes ressaltaram a necessidade de uma maior interação entre grupos de pesquisa de diferentes países e diferentes áreas Também foram debatidas a importância do diagnóstico e tratamento precoce do autismo e as políticas públicas para o tema em vários países, entre eles o Brasil.
O ESPCA Autismo foi organizado pelo professor Celso Goyos, coordenador do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI), da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em parceria com os professores Caio Miguel (California State University) e Thomas Higbee (Utah State University), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Fonte: UFRN

Seguidores