terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Governadora Rosalba Ciarlini prestigia abertura oficial da Fiart

image A governadora Rosalba Ciarlini foi conferir nesta segunda-feira (23), a abertura oficial da 17ª Feira Internacional de Artesanato, Fiart. A programação do evento acontece desde a última sexta-feira (20), no Centro de Convenções de Natal, e segue até o próximo domingo, dia 29.
Após assistir a apresentação das tribos de índios Pataxó e Fulni-ô, a governadora falou para os visitantes da feira sobre a importância de iniciativas desse porte para diversos setores do Rio Grande do Norte. De acordo com Rosalba Ciarlini, o evento vai além do comércio de artesanato. “Por aqui vão circular mais de 80 mil pessoas promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural numa festa para os olhos e o espírito de criatividade de nosso povo. E para deixar bem clara a importância dessa feira nunca é tarde lembrar que o tema deste ano é ‘artesanato: instrumento de transformação, criatividade e riqueza’”, disse. Frisando o tema da Feira, a governadora chamou a atenção do secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda para o trabalho já desenvolvido pela Sejuc sobre a ressocialização de detentos através do artesanato. “Precisamos crescer ainda mais os números desse trabalho”, afirmou a governadora.
A expectativa é de que para este ano a movimentação financeira no evento gire em torno cinco milhões de reais. Além do artesanato, os visitantes também vão poder conferir a gastronomia potiguar e apresentações de danças típicas.
Segundo o secretário de Estado do Trabalho Habitação e Assistência Social, Luis Eduardo Carneiro, só através do Programa Estadual de Artesanato, o Proart, 2.630 artesãos potiguares tem a chance de mostrar seus trabalhos para o mundo. "A Fiart é uma grande e importante vitrine para o artesanato de um modo geral, por isso, é fundamental garantir a presença dos nossos artesãos neste evento e levando para lá um artesanato de qualidade", destacou Luiz Eduardo Carneiro.
O segmento do turismo também comemora o evento, para a governadora Rosalba Ciarlini a organização da Fiart no período de alta estação é estratégica. “O turista que vem ao nosso estado busca a beleza das praias, a delícia de nossa gastronomia, mas principalmente, busca os elementos de nosso artesanato para levar como lembrança de um período de felicidade vivido entre nós. A Fiart tem a capacidade de oferecer emprego e renda para milhares de famílias num período propício para os negócios, como é a alta estação turística de nosso estado”, lembrou a governadora.
Dos mais de 380 estandes que compõem a estrutura da Feira, 40% são ocupados por artesãos do Rio Grande do Norte. Além de expositores de todo o Brasil, a edição 2012 da Fiart conta também com participantes de mais 16 países.
Segundo o coordenador geral da Fiart, Neiwaldo Guedes a 17° edição da feira mostra um crescimento em qualidade e variedade de produtos oferecidos.
Na programação, deste ano o público poderá conferir desfile de moda artesanal, Salão do Artesanato Potiguar, oficinas de arte com mestres artesãos, festival folclórico, shows com artistas do Estado e espaço reservado à gastronomia. Os portões estarão abertos ao público sempre das 15h às 22h.
HOMENAGEM
Homenageada da noite, a artesã Luzia Dantas, de 75 anos, comemorou a presença em cada uma das edições da Fiart desde a primeira. “Perdi apenas uma por ter tido um problema de saúde, mas sempre acompanhei de perto o evento”, afirma Luzia.
A artesã recebeu das mãos da governadora Rosalba Ciarlini uma obra do mestre Edvaldo Santiago que retrata o ofício exercido pelas centenas de expositores presentes no evento. Luzia Dantas figura no catálogo brasileiro de artesãos e de acordo com ela o crescimento do evento trouxe também crescimento nas vendas. “Aqui nós podemos mostrar muitas coisas que as pessoas não vão comprar num shopping e o nosso artesanato não fica nada a dever para nenhum estande estrangeiro”, declara a artesã, que é de Currais Novos. “Aqui nós nos conhecemos, trocamos experiências e conseguimos muitas encomendas de nosso material. Da primeira Fiart pra cá eu vejo que a qualidade das coisas melhorou muito”, disse.
Também participaram a abertura oficial da 17ª Fiart o secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali; a secretária extraodinária de Cultura, Isaura Rosado; o Assessor de Comunicação Social do Estado, Alexandre Mulatinho e o deputado Hermano Morais, representando a Assembleia Legislativa. Assessoria

Seguidores