O Banco Central (BC) autorizou o funcionamento do sistema Central de Cessões de Crédito (C3), a partir do próximo dia 30. Esse sistema, operado pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), registra as compras e vendas de carteiras de crédito entre bancos.
A central tem o objetivo de evitar a duplicidade de venda de carteiras de crédito, como ocorreu no caso do banco PanAmericano.
Segundo do BC, o sistema opera com autorização parcial desde o final de agosto do ano passado. “A partir de agora, a C3 fará a transferência definitiva do ativo negociado simultaneamente à liquidação financeira definitiva, trazendo, dessa forma, maior segurança às operações de cessões de crédito interbancárias”.
De acordo com o BC, desde o início do funcionamento, o sistema já registrou a cessão de 89 milhões de parcelas de crédito, em 168 operações, com valor total de R$ 16 bilhões.
Atualmente, segundo o BC, estão registradas no sistema 706 milhões de parcelas de operações de crédito passíveis de cessão, com valor total de R$ 127 bilhões.
“O desenvolvimento do sistema apresenta o potencial de reduzir o risco operacional e de aumentar a liquidez [recursos disponíveis] no mercado de cessões de crédito interbancário, representando, dessa forma, importante aprimoramento na estabilidade e na eficiência do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro”, diz o BC, em nota.
Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil