quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

UFRN pode integrar rede de pesquisa em energia eólica

Reitora em exercício Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes com representantes da ABEEólica (Foto: Nicolas Rebouças - Agecom)

Membros da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) e representantes de outras entidades parceiras, se reuniram com a reitora em exercício da UFRN Maria de Fátima Freire de Melo Ximene, e com os pró-reitores de Pesquisa e Planejamento para discutir a participação da Universidade em uma rede de pesquisa em energia eólica no Brasil.
Com o propósito de desenvolver pesquisas no setor e de diminuir a distância entre empresas e instituições de ensino, a reunião foi o passo inicial para que a Universidade possa expandir os estudos na área.
A UFRN é uma das primeiras universidades que a Associação Brasileira de Energia Éolica (ABEEólica) procurou para estabelecer possíveis parcerias na implantação de uma rede de pesquisa. Além de estar localizada em um dos estados com maior potencial na geração de energia eólica no Brasil, a UFRN desenvolve, desde 2010, um núcleo específico para pesquisa de energias alternativas.
Segundo a presidenta executiva da ABEEólica, Elbia Melo, “a implantação da rede de pesquisa tem o objetivo de fomentar, dentro da Universidade, os estudos na área, para que o setor como um todo se desenvolva de forma mais ágil.”
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa da UFRN, Valter José Fernandes Júnior, “a Universidade tem demonstrado uma capacidade visível de responder aos desafios propostos. Esse será mais um deles”. Os próximos passos serão a elaboração de um documento que possa atrair os participantes do setor a integrarem a rede de pesquisa, proposta e a viabilização dos recursos
.

Seguidores