A imprensa paraibana repercutiu no final de semana a homenagem ao presidente da Câmara de Caicó, Leleu Fontes. Na última quinta-feira (29), ele recebeu o diploma do Mérito Cultural, outorgado pela Fundação Casa José Américo (FCJA), entidade ligada ao governo do Estado da Paraíba. O documento foi outorgado pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, pelo cantor e compositor Chico César (secretário de Cultura) e Flávio Sátiro Fernandes (presidente da FCJA).
O evento reuniu os segmentos da música, literatura, artes plásticas e foram feitas homenagens, com o objetivo de valorizar a arte e cultura paraibana, em realizações sistemáticas. A sessão cultural foi organizada pelo Departamento de Programação Cultural da FCJA.
Na oportunidade, o presidente da FCJA, Flávio Sátiro (centro), lembrou a homenagem feita pelo município de Caicó à memória do ex-governador José Américo de Almeida. Quando ministro da Viação e Obras Públicas do Governo Getúlio Vargas, José Américo autorizou a construção do Açude Público Itans, de Caicó. A obra foi concluída em 1935 e inaugurada no dia 2 de fevereiro de 1936, livrando o município do flagelo das secas.
Desde julho deste ano, o açude tem o nome do político paraibano por iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Caicó, Leleu Fontes, em conjunto com o prefeito da cidade, Bibi Costa, que foi representado pelo vereador Miltão Batista. “Na condição de historiador, e agora presidente do Legislativo, precisávamos reparar essa lacuna de uma homenagem a José Américo, mesmo que quase 80 anos depois”, disse Leleu em seu discurso ao citar o Projeto de Lei nº 4.404, de 22 de dezembro de 2009.
assessoria