quinta-feira, 28 de julho de 2011

Segunda captação múltipla de órgãos é realizada com sucesso em Mossoró

Na noite desta quarta-feira (27) a equipe da Central de Transplantes do Estado realizou com sucesso a segunda captação múltipla de órgãos este ano no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró.

A doadora foi uma jovem de 23 anos que desejou, em vida, realizar esse procedimento, o que facilitou para a equipe da Central conversar com a família que autorizou a doação.

‘“Expressa em vida o desejo de realizar a doação de órgão é muito importante para ajudar a superar uma etapa difícil, que é a perda de uma pessoa querida e a efetiva doação. Além disso, é um grande ato de amor ao próximo”, disse o coordenador da Central de Transplantes do Estado Rodrigo Furtado.

Foram retirados dois rins, o fígado e as córneas. Um dos rins foi enviado ao estado da Bahia, o outro ficou aqui no RN. O fígado foi enviado para o Ceará e as córneas também ficaram no Rio Grande do Norte.

O procedimento ocorreu às dez horas da noite, 48 horas após a suspeita de morte encefálica da paciente. Os exames são extremamente rigorosos para chegar a esse diagnóstico e cumprem várias etapas e procedimentos através de um protocolo que obedece as diretrizes do Ministério da Saúde.

A equipe da hemodinâmica do Hospital Wilson Rosado, dirigido por Dr. Gustavo Souto Maior e Sr. Marcos Moura, e o Neurocirurgião do HRTM Dr. Emerson de Oliveira tiveram participação importante, pois proporcionaram a angiografia cerebral, exame fundamental para o diagnostico de morte encefálica.

A governadora Rosalba Ciarlini disponibilizou a aeronave do governo para levar uma equipe de profissionais da área médica que, unida a equipe da Central de Transplantes em Mossoró, realizam a captação.

Participaram do procedimento médico a coordenadora da Central de Transplantes de Mossoró, Profa. Dra. Elizabeth L. Carrillo, os cirurgiões, Dr. Fernando Lisboa Junior, Dra. Keli Regina Holanda Rego, Dr. Daniel C. A. Medeiros, o anestesista, Dr. João Evangelista. A equipe de enfermagem; Marcelo e Albanir (Natal), Percilia do Vale, Suzete Medeiros, Rejane Felix, Antonia Ivanete e Maria das Dores do Hospital Regional Tarcísio Maia.

Assessoria

Seguidores